MARÇO: MÊS DE LUTA POR DIREITOS E IGUALDADE DAS MULHERES TRABALHADORAS
Notícia publicada dia 05/03/2025 19:36
Tamanho da fonte:
O SINTECT-SP organiza diversas atividades em março para fortalecer a mobilização em defesa dos direitos das mulheres.

Março é um mês de grande importância para as mulheres de todo o mundo, especialmente para aquelas que lutam por igualdade de direitos no trabalho e na sociedade. Em 2025, o SINTECT-SP intensifica sua ação em defesa das mulheres trabalhadoras, com uma série de atividades ao longo do mês, destacando a luta pela igualdade, o enfrentamento à violência de gênero e a conquista de mais direitos no ambiente de trabalho.
Ato do Dia Internacional da Mulher – 8 de Março
O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, será marcado por um ato unificado em São Paulo. A manifestação, que começa às 14h em frente ao MASP, na Avenida Paulista, reunirá diversos movimentos, grupos políticos e a sociedade civil em um protesto contra a violência de gênero e em defesa dos direitos das mulheres. Este evento será um marco na luta por igualdade, com bandeiras como o fim da violência policial, salários dignos, legalização do aborto, e combate ao racismo.
Em 2024, os dados sobre violência de gênero em São Paulo são alarmantes. Foram registrados 250 feminicídios, um aumento de 13% em relação ao ano anterior. Esses números revelam a urgência de uma ação coletiva e transformadora para enfrentar essa realidade e garantir um futuro mais seguro para as mulheres.
Demandas e lutas no 8 de março
As principais bandeiras de luta que nortearão o ato incluem:
•Fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho sem redução salarial
•Igualdade salarial para trabalho igual
•Ratificação da Convenção 190 da OIT, para erradicação da violência e assédio no trabalho
•Ampliação da licença-maternidade para 6 meses
•Defesa da democracia, combate ao fascismo e racismo
•Políticas públicas para a saúde da mulher e licenças maternidade e paternidade ampliadas
•Fim das privatizações e terceirizações no serviço público
•Inclusão de políticas para as mães atípicas
Ações ao longo do mês de março
Além do ato do dia 8, o SINTECT-SP promove uma série de atividades durante o mês, com o objetivo de manter a luta em defesa dos direitos das mulheres. Serão realizadas atividades sobre igualdade de gênero, enfrentamento à violência doméstica e assédio no trabalho, e as políticas públicas que devem ser ampliadas para garantir mais direitos às mulheres.
Participe da Luta
O SINTECT-SP convida todas as trabalhadoras a se unirem às atividades deste mês. A luta por igualdade de direitos, pelo fim da violência e por melhores condições de trabalho continua sendo uma prioridade. É com a participação de todas que vamos conquistar um futuro mais justo, seguro e igualitário para as mulheres no Brasil.