1º Encontro Nacional CTB/Correios
Notícia publicada dia 09/02/2012 21:02
Tamanho da fonte:
Nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2012, em São Paulo, foi realizado o 1º Encontro Nacional da CTB/ Correios. Participaram mais de 150 pessoas. Entre elas, companheiros dos Sindicatos filiados à CTB, como o de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Brasília, além da direção do Sindicato dos Correios de Tocantins, que está em processo de filiação à CTB. Também estavam presentes diretores dos SINTECT’s de Santos, Juiz de Fora, Ribeirão Preto, assim como companheiros e companheiras das bases de diversos SINTECT’s, onde há atuação da CTB, como nos Sindicatos de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Goiás, Vale do Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Sergipe, dentre outros convidados.
Fizeram parte da mesa de abertura dos trabalhos os companheiros Wagner Gomes, Presidente Nacional da CTB, e Nivaldo Santana, dirigente Nacional da CTB, sendo o lema desse encontro “Da discussão coletiva nascerá a unidade para os novos rumos na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios”. Com este norte foram debatidos diversos pontos, como:
•A situação internacional e nacional- Vários dos presentes falaram das experiências de luta e resistência dos trabalhadores em todo o mundo, que enfrentam a crise do capitalismo, as guerras imperialistas e os ataques à seus direitos. Também foram debatidas as lutas dos povos da América Latina e do Brasil, que combatem para se libertar da dominação dos Estados Unidos. Uma questão que se destacou foi a de que a luta pelo Socialismo é um desafio de todos os trabalhadores do mundo, pois a continuidade do capitalismo tende a aprofundar a miséria e a barbárie contra todos os povos;
•O quadro atual dos Correios- A direção da ECT mantém uma postura de não resolver os grandes problemas enfrentados pelos trabalhadores, de falta de funcionários, de estrutura mínima para a realização dos trabalhos, o que também prejudica a qualidade de serviços prestados à população. Foi destacada a necessidade de realizar um amplo movimento em defesa da saúde dos trabalhadores, que têm sido extremamente prejudicados, e articular ações para exigir condições de trabalho que coíbam os assaltos, outra mazela sobre a qual a ECT e a segurança pública dos estados não tomam atitudes concretas. A proposta é de que estas Campanhas se deem a partir de já. Não há porquê esperar a próxima Campanha Salarial para iniciá-las;
•As mudanças por que passa a ECT – Com destaque para o fato de que, com a sanção da MP-532, se prevê a criação de subsidiárias pelos Correios. Neste ponto foi debatido que o nosso movimento, tanto nas bases com em nível nacional, precisará debater e encontrar formas concretas de não ficar parado enquanto a Empresa promove mudanças, que podem prejudicar e precarizar as condições de trabalho, seja em relação aos funcionários próprios da ECT, seja em relação à trabalhadores das futuras subsidiárias dos Correios.
FENTECT ou nova Federação?
Foi muito discutido o papel que a nossa Federação, a FENTECT, vem jogando. Neste ponto foi avaliado que a atual política e forma de organização da FENTECT tem sido insuficiente para as demandas que estão sendo levantadas, tanto as imediatas como as futuras. Algumas avaliações para se chegar a essa conclusão foram em relação à forma como a FENTECT organiza as suas campanhas, inclusive as Salariais, através de Conreps e outros fóruns, aprovando pautas e outros encaminhamentos, que muitas vezes não representam a vontade da categoria e a realidade. Foi discutida também a forma de representação da FENTECT, que muitas vezes distorce a representatividade real. Enquanto ocorrem essas situações, debates relevantes, como as lutas em defesa da saúde e contra os assaltos e os desafios colocados com a reestruturação da ECT não são devidamente debatidos. Em relação à FENTECT foi decidido um debate amplo com as bases da categoria, e demais forças que compõem o nosso movimento, se o melhor caminho é garantir mudanças significativas da Federação, ou criar outra Federação Interestadual dos Sindicatos de Correios.
Após exaustivo debate, a plenária se encerrou com todos dando um forte grito de unidade em torno da organização da CTB/ Correios em nível nacional, para com isso alcançarmos uma corrente política unida e articulada para ter uma participação protagonista nas lutas dos ECETISTAS.
Encontro Nacional da CTB Correios aprova calendário:
•Até 23 de fevereiro: encaminhamento, à todas as bases da CTB/ Correios nos estados, de um Jornal, com o teor dos debates realizados no 1º Encontro Nacional da CTB/Correios, o qual deverá ser amplamente divulgado, inclusive
eletronicamente;
•Março: Reunião das bases da CTB nos estados, para debater prioritariamente:
a)Situação nacional e internacional;
b)Situação atual dos Correios e lutas imediatas necessárias (saúde, assaltos, contratações, etc);
c)Perspectivas de mudanças nos Correios com a MP 532;
d)A nossa organização nos Sindicatos de base e nacionalmente (mudanças estatutárias na FENTECT ou fundação de uma nova Federação).
Obs: Todas as Plenárias das bases da CTB, nos estados, para debater essas questões, deverão ser comunicadas a Coordenação Nacional da CTB, para que a mesma possa acompanhá-las na medida do possível.
•Segunda quinzena de abril: Reunião da Coordenação Nacional da CTB/Correios, para sistematizar as propostas e encaminhamento surgidos das bases da CTB, informar sobre as conversações com as outras forças políticas, e elaboração de um documento guia, para ser debatido pela militância da CTB em todo o Brasil, através de Plenárias nas bases, em maio;
•3 dias antes do CONTECT (Congresso Nacional da FENTECT) – Reunião da Coordenação da Nacional da CTB/Correios
•Um dia antes do CONTECT – Novo Encontro Nacional da CTB/Correios, com os delegados da CTB que tiverem sido eleitos ao CONTECT, para definir entre outras coisas, nossa posição em relação à FENTECT e eleger a Coordenação Nacional da CTB Correios.
VIVA A CTB !!!
VIVA A LUTA CLASSISTA !!!
VIVA AOS TRABALHADORES !!!
VIVA AO SOCIALISMO !!!
Para ver as fotos do álbum, clique na primeira foto e use as setas do teclado para visualizar as demais . Caso deseje ver outro álbum clique na foto que estiver na tela, e escolha outro que desejar.
[nggallery id=17]