Negociação da Campanha Salarial começa com apresentações da direção da ECT

Notícia publicada dia 28/07/2023 17:01

● Na reunião realizada no dia 27 de julho, representantes da direção da empresa fizeram apresentações relacionadas à área financeira (DIEFI), aos negócios (DINEG) e à governança (DIGOE).

● A próxima reunião será no dia 1º de agosto com apresentações da DIRAP (administração), DIOPE (operações e DIGEP (pessoas/recursos humanos).

Abertura ao diálogo x Conversa de sempre

Essa foi a primeira reunião de negociação efetiva, uma vez que a anterior definiu o calendário. A abertura ao diálogo e a reafirmação do bom senso e da boa vontade, marca da atual gestão, estiveram presentes mais uma vez.

Causou estranheza aos representantes dos trabalhadores, no entanto, a repetição de um discurso já bem conhecido da categoria.

Segundo Silvana Azeredo, dirigente que representou o SINTECT-SP nessa reunião, “os representantes da direção da ECT fizeram apresentações com números que sugerem que a empresa está passando por um período de recuperação e prejuízo financeiro”.

“Esse discurso é o mesmo de direções anteriores, que sempre alegavam dificuldades, com números mostrados, mas não provados, para negar o atendimento das reivindicações da categoria e até cortar direitos históricos, duramente conquistados”, completa Silvana.

Situação questionável

As apresentações da direção dos Correios trouxeram à tona uma situação financeira da empresa que a categoria questiona.

Os dados da Diretoria Econômico-Financeira e de Tecnologia (DIEFI) mostraram resultados recorrentes negativos de R$ 215 milhões nos primeiros dois meses do ano, seguidos de um indicador positivo de R$ 80 milhões entre março e junho.

Além disso, foi apresentado o resultado do prejuízo acumulado de R$ 1,1 bilhão, impactado pelos R$ 944 milhões de impactos negativos não recorrentes deixados pelo governo anterior.

Difícil é a situação da categoria

Ao longo dos últimos seis anos, os trabalhadores dos Correios enfrentaram a retirada de direitos conquistados com muita luta e garra.

Mudanças drásticas no plano de saúde foram aprovadas em decisões monocráticas, prejudicando milhares de trabalhadores e impactando seus sustentos e de suas famílias.

Apesar da reconquista da ampliação da licença-maternidade e do auxílio especial, a categoria almeja recuperar mais direitos e benefícios que foram suprimidos.

A falta de investimentos, a precarização das condições de trabalho, a redução do efetivo e a retirada de direitos e benefícios têm afetado significativamente os trabalhadores, que continuam lutando pela valorização e reconhecimento.

Sem trabalhador valorizado não tem recuperação de fato

A alegação de situação deficitária e prejuízo acumulado no processo de negociação não levará a categoria e seus representantes a baixarem a guarda e abrirem mão de suas reivindicações. O questionamento e a luta pela reconquista dos direitos da categoria será a tônica da negociação.

Os trabalhadores merecem uma negociação séria e comprometida com a valorização daqueles que são fundamentais para o funcionamento da estatal.

Nesse sentido, os representantes do SINTECT-SP e da FINDECT esperam receber propostas concretas que priorizem os trabalhadores, reconheçam sua dedicação, empenho e luta em impedir a privatização, garantam a volta dos direitos essenciais que lhes foram retirados e deixem claro o reconhecimento de que a recuperação dos Correios tem de começar pela valorização de seu quadro de funcionários.

Para tanto, os sindicatos filiados à FINDECT permanecem mobilizados, ampliando ações nos setores e preparando a categoria para a luta necessária para reconquistar todos os direitos que foram injustamente retirados.

Próxima reunião

A próxima reunião está agendada para o dia 1º de agosto, terça-feira. Dessa vez, serão apresentações da ECT: DIRAD; DIOPE e DIGEP.

É fundamental que todos os trabalhadores estejam atentos à negociação, mobilizados e unidos para enfrentar os desafios e conquistar os direitos que lhes são de direito.

Juntos, somos mais fortes na luta por melhores condições de trabalho, salários e benefícios.