24 de abril – Dia do Operador de Triagem e Transbordo (OTT)

Notícia publicada dia 24/04/2014 00:15

Tamanho da fonte:

Hoje, dia 24 de Abril se comemora o Dia do OTT, ou seja, uma data especial criada no intuito de reconhecer esta valorosa profissão.

Nesse dia, em 1798, foi estabelecido o Correio da Corte, onde eram distribuídas as cartas que chegavam de Portugal. Foi o primeiro correio marítimo regular entre Portugal e Brasil. Três décadas mais tarde, o Regulamento da Administração Geral dos Correios, assinado pelo então Imperador D. Pedro I em 05/03/1829, trazia um capítulo exclusivo sobre o modo de abrir as malas postais e distribuir as cartas. São aspectos que revelam os primórdios da atividade de triagem de objetos postais e que já indicam a importância de se organizar a entrada e saída da correspondência para facilitar a distribuição.

Um dos artigos, o 40º, descreve, por exemplo, como deveria ser a conferência das cartas que vinham em mala postal: “Abertas as malas, o administrador, com assistência do oficial papelista e do tesoureiro, conferirá as cartas que se acharem com as faturas que as devem acompanhar; separando logo todas as que forem do serviço público, as que vierem seguras ou francas, e finalmente todas aquelas cujos portes não serão recebidos nessa Administração, por deverem ser remetidas aos Correios do seu destino”.

Nos cem anos seguintes, diversos regulamentos e decretos foram publicados para normatizar o serviço postal, incluindo a separação das cartas e encomendas que, se tornava uma atividade cada vez mais complexa. Em 1925, por exemplo, o Brasil adotou o franqueamento mecânico de correspondências, que teve início no Rio de Janeiro. As primeiras máquinas eram de fabricação inglesa da Universal Postal Frankers e imprimiam os valores dos selos de 20 até 1.000 réis, que vigoravam à época. Diversos tipos de balanças foram utilizadas pelos Correios para pesar correspondências e possibilitar a determinação do preço de acordo com tabela específica de tarifas. Exemplo disso, foi a aquisição de balanças Filizola desenvolvidas sob medida, nas quais o mostrador apresentava os valores e respectivas categorias de objetos postais.

A grande mudança ocorreu em 1934, já no período do Departamento de Correios e Telégrafos – DCT, quando foi iniciado o uso de um dos primeiros sistemas de triagem mecanizada do mundo. Começou a funcionar no País a “Transorma” – primeira máquina de triagem semi-automática de correspondências, a qual continha uma espécie de fotocélula com leitor óptico que conseguia identificar números. Até chegar às atuais máquinas em operação nos Centros de Tratamento de Cartas – CTC, a triagem mecanizada evoluiu muito e, com o avanço da tecnologia, houve o aperfeiçoamento da atividade profissional dos Operadores de Triagem e Transbordo – OTT.

O SINTECT/SP parabeniza todos(as) OTTs pelo seu dia e informa que, estamos na busca constante para proporcionar uma melhor qualidade de vida para que possamos um dia comemorar essa data tão especial para os ecetistas de forma justa em sua plenitude.

CLIQUE E LEIA: LUTA PELA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA CARTEIROS E OTTS CONTINUA!!

Compartilhe agora com seus amigos