24 de abril – Dia do Operador de Triagem e Transbordo (OTT)
Notícia publicada dia 24/04/2014 00:15
Tamanho da fonte:
Hoje, dia 24 de Abril se comemora o Dia do OTT, ou seja, uma data especial criada no intuito de reconhecer esta valorosa profissão.
Nesse dia, em 1798, foi estabelecido o Correio da Corte, onde eram distribuídas as cartas que chegavam de Portugal. Foi o primeiro correio marítimo regular entre Portugal e Brasil. Três décadas mais tarde, o Regulamento da Administração Geral dos Correios, assinado pelo então Imperador D. Pedro I em 05/03/1829, trazia um capítulo exclusivo sobre o modo de abrir as malas postais e distribuir as cartas. São aspectos que revelam os primórdios da atividade de triagem de objetos postais e que já indicam a importância de se organizar a entrada e saída da correspondência para facilitar a distribuição.
Um dos artigos, o 40º, descreve, por exemplo, como deveria ser a conferência das cartas que vinham em mala postal: “Abertas as malas, o administrador, com assistência do oficial papelista e do tesoureiro, conferirá as cartas que se acharem com as faturas que as devem acompanhar; separando logo todas as que forem do serviço público, as que vierem seguras ou francas, e finalmente todas aquelas cujos portes não serão recebidos nessa Administração, por deverem ser remetidas aos Correios do seu destino”.
Nos cem anos seguintes, diversos regulamentos e decretos foram publicados para normatizar o serviço postal, incluindo a separação das cartas e encomendas que, se tornava uma atividade cada vez mais complexa. Em 1925, por exemplo, o Brasil adotou o franqueamento mecânico de correspondências, que teve início no Rio de Janeiro. As primeiras máquinas eram de fabricação inglesa da Universal Postal Frankers e imprimiam os valores dos selos de 20 até 1.000 réis, que vigoravam à época. Diversos tipos de balanças foram utilizadas pelos Correios para pesar correspondências e possibilitar a determinação do preço de acordo com tabela específica de tarifas. Exemplo disso, foi a aquisição de balanças Filizola desenvolvidas sob medida, nas quais o mostrador apresentava os valores e respectivas categorias de objetos postais.
A grande mudança ocorreu em 1934, já no período do Departamento de Correios e Telégrafos – DCT, quando foi iniciado o uso de um dos primeiros sistemas de triagem mecanizada do mundo. Começou a funcionar no País a “Transorma” – primeira máquina de triagem semi-automática de correspondências, a qual continha uma espécie de fotocélula com leitor óptico que conseguia identificar números. Até chegar às atuais máquinas em operação nos Centros de Tratamento de Cartas – CTC, a triagem mecanizada evoluiu muito e, com o avanço da tecnologia, houve o aperfeiçoamento da atividade profissional dos Operadores de Triagem e Transbordo – OTT.