Audiência de Conciliação no TST tem proposta de acordo
Notícia publicada dia 10/09/2021 17:35
Tamanho da fonte:
Em mais uma tentativa de por fim ao impasse e fechar a Campanha Salarial com um Acordo Coletivo, em vez de um julgamento, os sindicatos filiados à FINDECT participaram de tratativas na audiência dessa sexta, 10/09, com o Ministro do TST e relator do processo aberto pela ECT, Alexandre Belmonte, juntamente com os representantes da empresa e do Ministério Pùblico do Trabalho.
A audiência de conciliação dessa sexta, 10/09, foi importante para quebrar essa intransigência da direção da empresa frente ao Tribunal e ao Ministério Público, seus representantes tiveram de demonstrar o mínimo de civilidade e respeito, discutir e negociar as questões levantadas pelos representantes e MPT.
Os representantes da FINDECT pontuaram várias questões que afetaram diretamente a categoria no último acordo coletivo que suprimiu 50 cláusulas, o que acabou massacrando os trabalhadores com a redução do poder de compra e nos exaustivos trabalhos aos finais de semana. Após longos debates acerca do acordo coletivo da categoria, o Ministro do TST, Alexandre Belmonte, apresentou uma proposta aos representantes dos trabalhadores.
Os representantes da ECT alegaram “dificuldades” por parte da ECT, mesmo diante do maior lucro da história dos Correios e propuseram metade do reajuste agora e metade só a partir de janeiro e depois voltaram com outra proposta de 100% da inflação apenas em janeiro de 2022.
O representante do MPT, Gerson Matos, defendeu a manutenção do INPC integral a partir de agosto, tendo em vista que a empresa vem registrando lucros recordes, e a categoria perdeu mais de 50 cláusulas no último acordo, dessa forma é preciso ter cláusulas compensatórias. Alertou também que os valores dos produtos aumentaram e que as condições de vida foram agravadas com o aumento da inflação e da crise econômica.
Nesse sentido, o relator e Ministro Alexandre Belmonte formulou uma proposta aos representantes:
✓ Reajuste salarial de 100% do INPC retroativo a agosto de 2021 e aplicação do mesmo índice às funções gratificadas, com repercussão nas parcelas remuneratórias;
✓ Reajuste de 100% do INPC sobre o vale-alimentação, com inclusão de quatro folhas por mês quanto aos dias úteis (retirado na última negociação);
✓ Garantia do acesso dos dirigentes sindicais aos trabalhadores nas dependências da empresa, em dias pré-estipulados;
✓ Participação do sindicato nos processos administrativos disciplinares;
✓ Restabelecimento da cláusula 20ª do acordo coletivo de trabalho de 2019/2020, quanto à liberação com ônus de dirigentes sindicais;
✓ Retomada da cláusula do trabalho nos fins de semana, com a inclusão adicional dos 15% para os empregados convocados para trabalhar aos sábados.
A negociação continua até esgotar todas as possibilidades
Os sindicatos filiados à FINDECT estão cumprindo todo o rito desde o início das negociações e esgotando todas as tratativas.
Na próxima segunda-feira, 13/09, haverá nova reunião às 15h00 onde a empresa dará sua resposta aos trabalhadores.
A diretoria da FINDECT chama todos os trabalhadores ecetistas a estarem juntos, acreditando na força da união e na justiça das suas reivindicações.