Bancários de todo o país estão em greve – Em 2011, paralisação durou 21 dias

Notícia publicada dia 20/09/2012 21:14

A partir de terça-feira (18/09), bancários de todo o país entraram em greve por tempo indeterminado. A paralisação inclui tanto bancos públicos quanto privados, segundo Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
No ano passado, a categoria ficou em greve por 21 dias.
A paralisação foi aprovada nas assembleias realizadas na quarta-feira (12/09) pelos mais de 130 sindicatos representados pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).
-Reivindicações:
Os bancários reivindicam reajuste salarial e aumento real, além de plano de cargos, carreira e salários, maior participação nos lucros e resultados (PLR) e mais segurança nas agências. A proposta oferecida pela Fenaban foi 6% de reajuste salarial (0,58% de aumento real).
Há quase 500 mil bancários em todo o Brasil, sendo 138 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A expectativa do sindicato é que a greve desse ano possa mobilizar mais do que os 42 mil bancários que entraram em greve no ano passado em São Paulo e na região metropolitana.
O fato dos bancários estarem em greve reforça a mobilização dos trabalhadores dos Correios. Como no ano passado, nosso Sindicato vai buscar o máximo de unidade para fortalecer o movimento de todas as categorias em greve.