Em meio a dificuldades financeiras, presidente dos Correios entrega carros elétricos e promete modernização

Notícia publicada dia 10/12/2024 12:43

Tamanho da fonte:

Um ato de entrega de carros elétricos nesta segunda, 09/12, no CEE Moema, serviu de palco para o presidente da empresa, Fabiano Silva, fazer promessas de modernização num momento em que são veiculadas na imprensa empresarial notícias preocupantes sobre a situação econômica e até o risco de insolvência, que indicam ausência de projeto, de prioridade e de investimento para a ECT e sugerem má gestão do patrimônio público.

O Presidente do SINTECT-SP, Elias Diviza e os dirigentes Douglas Melo, Júlio César e Raimundo Cardoso participaram de um ato promovido pelo Presidente da ECT no CEE Moema para entrega de veículos elétricos.

Ouviram o presidente da empresa anunciar a entrega dos carros elétricos como início da renovação da frota é uma iniciativa ecológica, menos poluidora. Uma atitude que, se tiver prosseguimento, é louvável, mas que gera incerteza frente à recente ausência de renovação de contrato com empilhadeiras, um absurdo que colocou os trabalhadores em situações de exploração e risco, provocou acidentes e a morte do companheiro Mozart em Santo André.

Empresa do futuro?

No ato, Fabiano falou em trabalhar para a empresa crescer, se modernizar e atuar em diversos outros setores do mercado, além das correspondências e encomendas, que aliás estão abaixo da média na qualidade de atendimento e perdendo feio para a concorrência em efetividade e confiabilidade, manchando a imagem dos Correios e lembrando muito o que ocorreu no governo anterior.

O presidente da empresa frisou que os problemas dos últimos meses no setor internacional estão passando e anunciou o lançamento do marketplace dos Correios, contratos para logística de medicamentos e suprimentos com estados, parceria em telefonia, um banco digital e direcionamento para a diversificação e a modernização.

Há muito tempo o Sindicato e a FINDECT falam dessas necessidades e possibilidades. Há muito tempo os trabalhadores sabem que precisam diversificar, modernizar, fortalecer e que isso exige investimento, inclusive em pessoal.

A direção do Sindicato e certamente todos os trabalhadores dos Correios esperam que não sejam novamente promessas vazias da direção da empresa, agora para escapar da tensão provocada pela crise em que os Correios foram jogados desde o governo anterior, que visava ao sucateamento e à privatização, e que continua e se aprofunda atualmente.

O marketplace, por exemplo, é uma possibilidade e uma necessidade óbvia há muito tempo, desde que essa tendência dominou o mercado e viu crescer empresas como a Amazon, Mercado Livre, Shopee, Magazine Luiza e vários outros, enquanto os Correios assistiam, deixando esses agentes dominarem o mercado de encomendas online sem garantir aos pequenos negócios e à população uma alternativa estatal, segura, de qualidade e com preços acessíveis para a população trabalhadora, periférica e interiorana.

Telemedicina

O presidente do SINTECT-SP, Elias Diviza, assinalou ao presidente da ECT que os consultórios digitais e consultas online são importantes para agilizar o atendimento. Mas lembra que essa inovação tem que vir para somar, sem substituir o atendimento presencial necessário para os trabalhadores, e que a reivindicação de melhoria e ampliação nessa área e no atendimento hospitalar e ambulatorial continua na ordem do dia, bem como a redução dos custos para os trabalhadores, e será pauta da Campanha Salarial de 2025.

Compartilhe agora com seus amigos