CDD Vila Jacuí: Atrasos na carga geram preocupações e mobilização dos trabalhadores

Notícia publicada dia 07/11/2023 19:43

Os trabalhadores enfrentam desafios com atrasos na carga, levando a medidas de correção e mobilização do sindicato na unidade em busca de uma solução urgente.

No CDD Vila Jacuí, os atrasos frequentes na chegada da carga têm causado sérias preocupações. O horário previsto para a entrega das mercadorias, originalmente às 7h, tem sido consistentemente adiado para cerca das 8h. Esses atrasos afetam diretamente o trabalho dos motoristas, que precisam descarregar, triar, passar por indução e só então podem iniciar suas entregas.

Os problemas com os atrasos remontam à implementação do D+1, uma estratégia destinada a otimizar o processo de entrega. Na época, a gestão assegurou que isso não geraria problemas e que quaisquer contratempos seriam resolvidos até janeiro. No entanto, a realidade revelou-se diferente, causando contratempos significativos para os motoristas.

Com a carga chegando cada vez mais tarde, os motoristas agora deixam o CDD por volta das 11h, impactando suas jornadas de trabalho e deixando muitos deles sem receber horas extras pelo tempo excedido.

Para ilustrar a situação, aqui estão alguns exemplos de atrasos na carga:

A carga da van chegou às 7h50, com 50 minutos de atraso.

O primeiro caminhão chegou às 8h, uma hora após o previsto.

O segundo caminhão chegou às 9h40, registrando quase 3 horas de atraso.

O terceiro caminhão chegou às 10h, com um atraso de 3 horas.

Esses atrasos têm persistido por um mês, com suas origens em janeiro. No entanto, o sindicato tem se mobilizado para buscar soluções urgentes.

O presidente do SINTECT-SP, Elias Diviza, e a diretora Silvana Azeredo estiveram na unidade, mobilizando os trabalhadores para pressionar a empresa em relação aos problemas enfrentados.

A empresa comprometeu-se a documentar e implementar ajustes na logística para evitar que o trabalho dos motoristas seja prejudicado. Essas medidas têm um prazo de 30 dias para serem implementadas. Entre as ações planejadas, está a separação da carga em duas faixas de CEP, Jacuí A e Jacuí B, com o objetivo de otimizar o tratamento e garantir que a carga chegue já separada.

A empresa também planeja ajustar o contrato para reduzir a frequência de manuseio da carga, visando otimizar o processo e melhorar a eficiência. A gestão pediu paciência aos trabalhadores, comprometendo-se a resolver a situação.

O SINTECT-SP tem sido uma parte fundamental na pressão por soluções urgentes para os problemas enfrentados pelos motoristas e garantir que seus direitos sejam preservados. A mobilização dos trabalhadores é vital para garantir que as questões sejam resolvidas.

A situação no CDD Vila Jacuí reflete desafios complexos que estão sendo enfrentados diariamente pelos trabalhadores. Tanto o Sindicato quanto os trabalhadores estão determinados a garantir que medidas necessárias sejam implementadas para criar um ambiente de trabalho mais equitativo e eficiente.