SINTECT-SP cobra melhorias nas condições de trabalho no Teca Guarulhos

Notícia publicada dia 29/06/2024 13:43

Em reunião na superintendência SPM, representantes do SINTECT-SP exigem ações imediatas para solucionar problemas críticos enfrentados pelos trabalhadores do TECA Guarulhos.

Nesta sexta-feira, 28 de junho, a diretoria do SINTECT-SP, representada pelo presidente Elias Diviza e pelos diretores Douglas Melo, Moisés Poeta, Alexandre (Jhow), Claudinéia Rasquinho e Fernanda Teodoro, se reuniu com os representantes da ECT – Salomão, Luiz, Guilherme, Amanda e Robson – para discutir questões urgentes relacionadas às condições de trabalho no Teca Guarulhos (RPN). A reunião ocorreu na superintendência SPM e trouxe à tona diversos problemas que afetam diretamente os trabalhadores.

Entre os principais temas abordados, o SINTECT-SP destacou a falta de condições adequadas de trabalho. Os representantes sindicais enfatizaram que a precariedade do ambiente de trabalho compromete a saúde e segurança dos trabalhadores, exigindo intervenções urgentes por parte da empresa.

Outro ponto crucial levantado foi a sobrecarga de serviço. A demanda excessiva e a pressão constante sobre os trabalhadores têm gerado um ambiente insustentável, levando a jornadas excessivas que ultrapassam os limites aceitáveis e colocando em risco o bem-estar físico e mental dos colaboradores. A falta de efetivo foi também um tópico discutido, sendo apontada como uma das principais causas do aumento da carga de trabalho e das jornadas prolongadas.

Os transtornos gerados pela recente reforma no Teca Guarulhos foram detalhados durante a reunião, com a direção do SINTECT-SP cobrando soluções rápidas e eficazes para minimizar os impactos negativos nas operações e na rotina dos trabalhadores.

Outro tema importante discutido foi a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), considerados essenciais para garantir a segurança dos trabalhadores, especialmente no atual contexto sanitário. O sindicato reforçou a necessidade de EPIs adequados e em quantidade suficiente para todos os funcionários.

A luta contra o assédio moral e sexual também foi pautada na reunião. O SINTECT-SP destacou a importância de combater essas práticas abusivas, que comprometem o ambiente de trabalho e a integridade dos trabalhadores, e cobrou ações efetivas da empresa nesse sentido.

A limpeza da unidade e a organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) foram outros pontos abordados. A direção do SINTECT-SP ressaltou a necessidade de uma manutenção rigorosa da limpeza e da estrutura do Teca Guarulhos, além de uma gestão eficiente da CIPA para prevenir acidentes e promover a saúde e segurança no trabalho.

Ao final da reunião, a direção da ECT se comprometeu a atender as reivindicações apresentadas pela diretoria do SINTECT-SP dentro de uma semana, comprometendo-se a trazer soluções concretas para todas as demandas levantadas. Uma nova reunião foi agendada para avaliar as ações implementadas e discutir possíveis ajustes necessários.

Esta reunião representa um passo significativo na busca por melhores condições de trabalho para os trabalhadores do Teca Guarulhos, reafirmando o compromisso do SINTECT-SP em lutar incansavelmente pelos direitos e pelo bem-estar de seus representados.