08 de março – Dia Internacional da Mulher
Notícia publicada dia 08/03/2021 09:06
Tamanho da fonte:
É dia de comemorar, de celebrar, de valorizar as mulheres e principalmente de reforçar o combate à discriminação e à violência que elas sofrem num mundo majoritariamente patriarcal e machista, piorado na atualmente pela difusão de ideias conservadoras que visam a perpetuar as discriminações contra a mulher, racial, aos LGBT, indígenas e demais minorias, incentivadas por um governo de extrema direita, superconservador nos costumes e neoliberal na economia!
No 8 de março, as mulheres celebram os avanços conquistados e apresentam suas reivindicações por mais igualdade, oportunidades, pelo fim das discriminações e das violências doméstica e social.
E hoje, mais do que nunca, precisam defender as conquistas. A Pandemia e o confinamento que ela exige trouxeram, como efeito colateral, o aumento da violência e do feminicidio. Homens frustrados, irritados e estressados descarregam nas companheiras. Essa ainda é uma triste realidade.
Os retrocessos propagados por ações e declarações do governo federal e seus seguidores certamente contribuíram para tal situação. Sua ação conservadora e retrógrada nos costumes traz incentivo aberto ao machismo, à discriminação e, em consequência, à violência contra as mulheres.
Esse caráter anticivilizatório desse governo tem o claro objetivo de retroceder nos avanços, para manter e ampliar a exploração social sobre o trabalho.
No caso da mulher, visa retardar ao máximo sua inserção no mercado de trabalho, fator de autonomia e emancipação, e mantê-la sob o julgo masculino e como uma trabalhadora doméstica não assalariada. Essa situação só interessa aos capitalistas, que quando contratam um trabalhador, indiretamente contratam a mulher junto, sem pagar.
Essa situação dramática acende o alerta para a necessidade urgente de políticas públicas que enxerguem e defendam as mulheres em relação às mazelas sociais que as atingem.
A luta por igualdade de direitos é uma luta de toda a sociedade e a participação de cada ecetista nas atividades de 8 de março é fundamental para que a categoria como um todo avance!
Mulheres Contra Bolsonaro! Por nossas vidas, democracia e direitos! Justiça para Marielle, Claudias e Dandaras!
Acompanhe no site da FINDECT e dos Sindicatos filiados a divulgação das atividades durante todo o mês de março, e participe junto!