Direção da ECT ultrapassa limite da irresponsabilidade!!!
Notícia publicada dia 04/05/2013 14:17
Tamanho da fonte:
Desrespeitando a categoria e o Ministério Público do Trabalho, empresa envia telegramas à toda categoria, com mentiras e distorções da verdade, buscando jogar os trabalhadores contra seus Sindicatos.
Mais uma vez comprovando sua incapacidade de negociar e dirigir uma empresa do porte dos Correios brasileiros, a direção da ECT enviou aos seus 116 mil funcionários um telegrama no qual além de conter mentiras e distorções da verdade, é um desrespeito aos trabalhadores e ao próprio Ministério Público do Trabalho (MPT), o qual esta buscando intermediar um acordo referente à PLR.
Vamos aos fatos e mentiras deste telegrama:
Fato 1: De fato houveram várias tentativas de negociação da PLR, mas isto só ocorreu por parte dos Sindicatos, especialmente dos filiados à FINDECT. Lembramos que desde o inicio a Empresa quis empurrar goela abaixo seus critérios, dentre eles dois critérios considerados inaceitáveis:
-O GCR (forma de avaliação subjetiva criada pela ECT, questionada judicialmente, por na verdade servir como mais uma forma de coação e assédio, e não de avaliação)
-A “Parcela Estratégica” (forma de premiar o alto escalão da ECT , que na sua maioria nem são funcionários da ECT, incompetentes que estão levando os Correios ao caos. Lembrando que foi através deste critério que em anos anteriores, quando a PLR foi imposta sem negociação, enquanto alguns receberem 40 mil reais de PLR, a ampla maioria não chegou à 800 reais de PLR).
Mentira 1: No telegrama a Empresa alega que, devido ao impasse ela entrou com pedido de mediação no Ministério Público do Trabalho: Isso é mentira. Quem pediu a intermediação do Ministério Público do Trabalho (MPT), diante do impasse nas negociações da PLR criado pela ECT foi a FINDECT, conforme ofício de 9 de abril, que relata todos os obstáculos colocados pela Empresa para essa negociação. Clique no link abaixo para ler esse ofício:
https://www.sintect-sp.org.br/wp-content/uploads/2013/04/OFICIO_FINDECT_MPT-PLR-2013.pdf
Verdade 2: Realmente ocorreram audiências sobre a PLR no MPT nos dias 23 e 30 de abril.
Mentira 2: O telegrama afirma que os Correios demonstraram flexibilidade, o que é mentira. Nas questões relativas ao GCR e à Parcela Estratégica a Empresa se manteve irredutível. O telegrama omite ainda uma informação fundamental de forma malandra e com total má fé, inclusive em relação ao MPT. O telegrama não esclarece que a proposta oficial apresentada pelo MPT, no dia 30 de abril, é de que a PLR 2012 siga os critérios da PLR 2011, que não tinha GCR nem Parcela Estratégica. Isso consta da página 3 da Ata dessa reunião. Clique no link abaixo assinado pelos representantes do MPT, da FINDECT e da empresa onde é registrada essa proposta (parece que o pessoal da ECT continua o mesmo, nem o que assinam vale alguma coisa).
https://www.sintect-sp.org.br/wp-content/uploads/2013/04/img813.pdf
Mentira 3: O telegrama afirma que o “impasse esta sendo gerado pelos sindicatos”. Voltando á mesma ata da reunião no MPT do dia 30/4, em sua página três, fica claro que foram estabelecidos para que a Empresa e as assembléias dos trabalhadores analisasse a proposta do MPT sobre a PLR. Os Sindicatos filiados à FINDECT cumpriram a sua parte, levando a proposta do MPT à votação e aprovação dessa proposta em suas assembleias. Enquanto isso a ECT envia telegramas aos seus 116 mil funcionários, assim como encaminha nos seus “Primeira Hora” informações distorcidas, tentando jogar os trabalhadores contra os seus Sindicatos.
Mentira 4: ou o cúmulo da falta de respeito à verdade e da política anti-sindical: O telegrama conclama os empregados a refletir sobre o momento e cobrar de seus representantes sindicais uma postura responsável. Desde o inicio quem esta dando todas as demonstrações de irresponsabilidade é a direção dos Correios, aparentando haver um desespero para que os critérios da PLR sejam nos moldes inventados por ela. Por quê será? A “Parcela Estratégica”?
Outras questões à serem levantadas em relação à direção dos Correios:
Havendo prazos para a avaliação de uma proposta de pagamento da PLR apresentada pelo MPT, que ela tinha conhecimento e havia assumido cumprir, por que esse telegrama desesperado?
A Empresa pode utilizar a sua própria estrutura (maquinário e recursos técnicos para enviar telegramas para todo o país, assim como o tempo de seus funcionários, que já sofrem com a sobre-carga de serviço) para enviar mais de 116 mil telegramas? Afinal isso não gera custos? Se gera custos e é uma empresa estatal pública, a quem será feita a prestação de contas e justificativa destes custos?
Talvez uma das perguntas mais importantes: A ECT pode omitir informações, e mentir sobre outras, em telegramas enviados à toda a categoria, relativas à reuniões em que ela participou no Ministério Público do Trabalho?
FINDECT repudia e denuncia postura anti-sindical da ECT
Diante de todo esse absurdo a FINDECT , através de seu Presidente José Aparecido Gimenes Gandara, encaminhou uma primeira denúncia ao Ministério Público desta ação da direção dos Correios, e reafirma a necessidade da ampla mobilização da categoria para as Assembleia convocadas para o dia 9 de maio, onde daremos a resposta à direção da empresa.
Leia abaixo o primeiro comunicado da FINDECT ao representante do Ministério Público do Trabalho, com a denúncia da prática anti-sindical da ECT:
Digníssimo Dr. Ricardo. Boa Tarde!
Conforme sua proposta, a FINDECT e os Sindicatos filiados encaminharam, defenderam e aprovaram nas assembleias gerais, sua proposta para pagamento da PLR/2012 e continuidade das negociações.
Infelizmente, em total desrespeito com esse MPT, com a FINDECT, sindicatos filiados e com todos os trabalhadores, a ECT através da VIGEP – Vice Presidência de Pessoas, encaminhou um TELEGRAMA, cópia anexa, a cada um dos 116.000 trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, numa prática totalmente anti-sindical, persuadindo os trabalhadores a ficarem contra os Sindicatos.
Encaminhamos, também para seu conhecimento, além do OF/FINDECT-014/2013, enviado hoje pela manhã para a ECT com cópia para o Senhor, Estamos enviando o Informativo 006 da FINDECT, orientando os Sindicatos filiados pela aprovação de sua proposta, a qual foi aprovada por unanimidade por todos os trabalhadores (clique aqui e leia o informativo).
Desta forma, nos resta ficarmos indignados com esta postura da Direção Central dos Correios.
Atenciosamente,
José Aparecido Gimenes Gandara
Presidente da FINDECT
Isso só reforça a legitimidade de nossa luta, e por isso lembramos a todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria da importância do comparecimento de todos às assembleias realizadas pelo sindicato, pois só com a nossa união conseguiremos chegar à vitória!!!