Funcionários dos Correios controlam o medo para entregar encomendas durante onda de assaltos

Notícia publicada dia 23/04/2013 14:03

O amor pelo ar livre fez um homem, que optou por não revelar a identidade,  escolher ser carteiro. “Sempre tive receio de me envolver com problemas ou violência e acreditava que este era um emprego seguro”, conta. Mas, após janeiro deste ano, sua opinião mudou. “Só sabe o que é sentir medo quem teve uma arma apontada para sua cara”, desabafa.

Ele é um dos quase dez funcionários dos Correios assaltados em Sorocaba entre o fim  de 2012 e os primeiros meses de 2013. A maioria dos crimes foi  praticado nas imediações da Vila Nova Esperança, zona norte da cidade.

De acordo com o responsável pela unidade local do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Sorocaba e Região, Gilmar Gomes da Silva, a onda de crimes não continuou, mas as sequelas ficaram. “Querendo ou não, o trabalhador fica com medo de ser novamente assaltado e desconfiado de tudo”, afirma o sindicalista. E um motorista dos Correios concorda com o líder sindical. “Você se sente impotente diante de uma arma e lembra todos os dias do que aconteceu”, diz. Ele  foi assaltado há alguns anos, na Vila Barão, também na zona norte. “Hoje as pessoas matam por nada, então você fica com medo até de respirar diferente”, acrescenta. Segundo as próprias vítimas, na maior parte dos casos o carro de entrega dos Correios é levado junto com o funcionário. “Os bandidos param num lugar programado, retiram todas as encomendas do carro,  levam para um segundo veículo e fogem, abandonando a vítima”, descreve um outro funcionário, que também não quis se identificar. “É muita adrenalina todos os dias. Parece ser um serviço tranquilo, mas hoje tem muito moleque consciente de que não vai ser preso fazendo coisas horríveis. Por isso, temos de tomar cuidado”.

Todos eles dizem que a dedicação e o amor pelo trabalho os fazem continuar, apesar das  dificuldades. “Se chega alguém perto, você já lembra de tudo como se fosse um filme, fica mesmo na cabeça”, finaliza.

Empresa diz prestar toda assistência Correios afirmam oferecer acompanhamento psicológico aos funcionários atacados

“Não podemos parar de trabalhar, pois todos os setores estão sobrecarregados”, conta um dos funcionários que nunca foi roubado, mas acompanhou o sofrimento de outros companheiros de trabalho que não tiveram direito a nenhum dia de folga, apesar de terem sido vítimas da violência. “Nem um dia de descanso para tentar esquecer o susto que eles passaram”.

Porém, por meio de nota, os Correios garantem que toda assistência é prestada aos funcionários que sofreram os roubos. “Os Correios prestam assistência médica e acompanhamento psicológico aos profissionais que são vítimas de violência, que é individual e depende de cada caso”, destaca.

Além disso, a empresa diz que tem adotado medidas junto a órgãos de segurança pública, como a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo para evitar tais crimes, como: investimento em tecnologias de rastreamento; entrega diferenciada para alguns tipos de encomendas especiais e serviço de escolta armada.

Este tipo de crime é registrado como roubo qualificado. De acordo com a SSP,  nos dois primeiros meses deste ano Sorocaba registrou 313 casos de roubo, sendo que, em 2012 foram 361: redução de 13,2%. “O problema acabou por um dos bandidos ter sido preso após começar a roubar comércios também. Mas isso não quer dizer que esses crimes não continuem. Vivemos sob cautela”, conclui um funcionário.

A Polícia Militar foi procurada para comentar o caso mas, até o fechamento desta edição, não respondeu aos questionamentos.

Quinze Dicas para evitar roubos e furtos de carga

1. Não pare em locais ermos para prestar auxílio a mulheres, crianças ou pessoas acidentadas. Chame a polícia rodoviária;
  2. Não reaja a roubos à mão armada;
  3. Não deixe seu veículo sem vigilância, ainda que por poucos instantes;
  4. Não revele a estranhos a natureza de sua carga, seu trajeto a percorrer e seu destino;
  5. Não deixe de examinar as partes vitais de seu veículo, após uma parada regular. Alguém pode tentar sabotar seu caminhão;
  6. Não viaje armado. Dificilmente você poderá se defender de um ataque de surpresa, principalmente com o veículo em movimento. Se decidir fazê-lo, esconda sua arma em local seguro e de difícil acesso;
  7. Não deixe de fazer marcas pessoais nos principais componentes de seu veículo que permitam rapidamente sua identificação;
  8. Ao notar que algum veículo está seguindo seu caminhão, avise a polícia imediatamente;
  9. Esteja muito atento nas imediações do local onde receber a carga, pois é nessa área em que ocorre o maior número de abordagens pelos ladrões;
  10. Procure de todas as formas dificultar a entrada de criminosos à cabine;
  11. Prefira se servir de postos de abastecimento onde tenha amigos ou conhecidos;
  12. Ao cruzar um outro veículo de carga e notar qualquer comportamento anormal, avise a polícia no posto mais próximo;
  13. Crie códigos de alerta com seus companheiros  de trabalho, servido-se dos equipamentos normais de sinalização;
  14. Se for surpreendido e dominado por ladrões, procure se manter calmo, não encare seus roubadores e nem discuta com eles.
  15. Tente guardar mentalmente a maior número de detalhes que serão úteis para a investigação policial. Assim que for libertado, dirija-se imediatamente ao posto policial mais próximo, para comunicar a ocorrência.

ATENÇÃO:

O cliente que se sentir lesado deve entrar em contato com os Correios pelo 0800 725 0100 ou pelo sitewww.correios.com.br.

POR: ADRIANE SOUZA ([email protected] )

Fonte: Rede Bom Dia – Sorocaba