Governo quer fortalecer os Sindicatos e a luta dos trabalhadores por um futuro melhor

Notícia publicada dia 16/06/2023 09:48

Em recente entrevista, o Presidente Lula disse que os Sindicatos precisam ser fortes para ter participação efetiva na luta pelos direitos dos trabalhadores e ajudar a construir um projeto de industrialização, crescimento econômico e distribuição de renda no país!

Estou com o movimento sindical participando de uma comissão tripartite entre governadores, empresários e trabalhadores para que a gente estabeleça um novo pacto entre capital e trabalho, para que faça uma legislação trabalhista que seja condizente com o século 21”, disse o presidente.

E completou: “Vamos fazer uma coisa muito importante, uma nova estrutura sindical, e espero que os dirigentes sindicais e empresários tenham competência de compreender o momento que estamos vivendo.

Por um mundo mais justo

Segundo Lula, o governo quer fazer mudanças na legislação trabalhista que levem o movimento a ser fortalecer para atuar, por exemplo, frente ao Congresso nacional, onde a maioria é representante dos bancos e empresas.

É uma ótima notícia. A luta da categoria ecetista no Congresso Nacional para barrar a privatização dos Correios mostrou o quanto é importante e decisivo ter Sindicatos fortes e trabalhadores organizados e participativos.

Esse é também o caminho para organizar fortes mobilizações pela aprovação de medidas no congresso, sejam as propostas pelos próprios trabalhadores e seus representantes ou as pautas do governo de interesse da sociedade, que sofrem resistência do agronegócio, da bancada da bala e outros grupos conservadores.

Pauta ecetista

Por isso o Sindicato já está se movimentando para apresentar as pautas da categoria ecetista, para o fortalecimento da empresa com a valorização do trabalhador.

Nela estão questões como a realização de concurso público e a contratação de trabalhadores, para aumentar o efetivo com urgência, pois a defasagem e o excesso de serviço são enormes.

Também constam da pauta a retomada direitos básicos que foram tirados à força pelo governo anterior, a melhoria das condições de trabalho e salarial, pois a categoria é a tem o menor salário entre as estatais.

O fortalecimento da empresa também exige projetos e estratégias e se posicionar bem na concorrência com as estrangeiras no mercado de encomendas e garantir o mais rápido possível que a ECT seja a prestadora oficial de serviços postais e logísticos ao governo e todos seus órgãos, em nível nacional e em estados e municípios.