Luta em defesa da Assistência Médica (cláusula 28)

Notícia publicada dia 08/02/2018 11:15

Na última terça-feira (06), as diretorias dos Sindicatos filiados realizaram reuniões para debater as demandas e reivindicações da categoria. O principal ponto debatido foi o dissídio coletivo envolvendo a assistência médica dos Trabalhadores. Os Ecetistas foram surpreendidos com a informação de que o julgamento havia sido agendado logo para a primeira sessão do ano, no Tribunal Superior do Trabalho, mesmo dia em que começa a votação da reforma da previdência, na Câmara Federal.

Além deste assunto, de grande importância para os mais de 100 mil Trabalhadores e trabalhadoras, que estão ameaçados de perder o direito à uma assistência médica de qualidade, também foram discutidos outros pontos, maldades que vêm sendo impostas pela atual gestão dos Correios:

•  – Extinção dos Operadores de triagem e transbordo/TERCEIRIZAÇÃO;
  •  – Déficit de trabalhadores nas unidades;
  •  – Falta de manutenção nas viaturas;
  •  – Atrasos nas entregas e assédio da população;
  •  – Flexibilização da jornada de trabalho;
  •  – Situação financeira dos Correios;

Jurídico da FINDECT consegue adiar julgamento do plano de assistência médica:

A diretoria jurídica da FINDECT, trabalhando de forma intensa, apresentou as suas argumentações, no TST, referente ao julgamento do plano de saúde, dentro do prazo estabelecido. Argumentando de forma contundente, a FINDECT entende que o Acordo Coletivo de Trabalho está em plena vigência, não cabendo nenhuma discussão referente a mudanças nas cláusulas do ACT 2017/2018. “O prazo para a suscitada entregar a sua defesa não tinha se esgotado, não sendo comum ir direto para o julgamento conforme estava previsto. Dessa forma, o departamento jurídico da FINDECT agiu com rapidez, e o TST acatou as referidas argumentações para que fosse retirado da pauta da ordem do dia”, afirmou o advogado da FINDECT, Hudson Marcelo.

A FINDECT avalia que a suspensão do julgamento do dissídio representa um avanço, neste momento. Isto porque conquistou mais tempo para conscientizar os Ministros, e também à população, sobre a importância do direito à assistência médica para a categoria Ecetista.
Audiência debate plano de saúde dos Correios, nesta quinta-feira (8):

A FINDECT irá participar de reunião com o Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, nesta quinta-feira (08), em Brasília. O objetivo do encontro é apresentar ao Ministro todo o histórico das lutas da categoria, e o que representa o direito à assistência médica para os Trabalhadores e familiares, conquistado através de greves e grandes demissões no passado.

A FINDECT, ponta de lança na batalha em defesa dos benefícios e direitos conquistados pela categoria, sabendo da importância da discussão nesta quinta-feira, convidou, também, representantes da outra Federação, para participarem da discussão, a partir das 14h30.

Por fim, a FINDECT reforça a orientação para os Sindicatos filiados para que realizem plenárias e debates com a categoria, a fim de conscientizar os Trabalhadores dos riscos e ameaças impostas pelos representantes do Governo Temer dentro dos Correios.

Fonte: Informativo Findect 004/2018