Negociações do ACT 2024/25 começam com impasse na definição do calendário e Sindicato prepara mobilização para greve

Notícia publicada dia 03/07/2024 09:52

Nesta terça, dia 2 de julho, a Diretora Michele Souza esteve presente em Brasília na primeira reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/25. Virtualmente, o presidente Elias Diviza, juntamente com outros dirigentes da FINDECT e sindicatos de todo o país, também participaram deste importante encontro. Amanhã, seguirão as discussões sobre as cláusulas sociais.

Durante a abertura das negociações pela manhã, o presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara, criticou duramente a ECT pelo excesso de terceirizações e pela precarização das entregas. Ele destacou que o Programa de Demissão Incentivada (PDI) deveria ser lançado somente após a realização de um Concurso Público, e não antes. Gandara também mencionou as vidas perdidas na pandemia, o alto custo do plano de saúde e a necessidade de retornar a gestão desse plano para a própria ECT, conforme o projeto da UNICAMP. Além disso, ele ressaltou os problemas com as baixas progressões do PCCS 2008 e a urgência de investir no marketplace.

Infelizmente, a reunião não trouxe avanços significativos. Durante o período da tarde, houve um impasse na aprovação do calendário de negociações, mas após intensas discussões, um consenso foi alcançado e o novo calendário foi aprovado. A partir de amanhã, as discussões das cláusulas sociais terão início.

Diante desse cenário, o SINTECT-SP está mobilizando a categoria, atuando na linha de frente pela reconquista dos direitos dos trabalhadores e na luta por um reajuste salarial digno, redução dos custos do plano de saúde e pela realização de um novo concurso público. O sindicato também colocará como prioridade nesta negociação o reajuste nas funções dos carteiros motorizados. Nos próximos dias, realizará atos nos grandes centros urbanos para chamar a atenção para nossas demandas e reforçar a importância da união da categoria.

Na próxima sexta-feira, o SINTECT-SP realizará um ato em frente ao edifício sede dos Correios do Jaguaré (CTP), exigindo dos Correios uma negociação séria e mobilizando os trabalhadores para a greve do dia 7 de agosto.

A diretoria do SINTECT-SP continua engajada, promovendo reuniões setoriais para esclarecer e informar os trabalhadores em São Paulo sobre o andamento das negociações e os próximos passos. Estamos preparando a categoria para uma possível grande greve no dia 7 de agosto, caso a empresa continue com sua postura de omissão e descaso nas negociações.

Os trabalhadores de São Paulo não irão aceitar o descaso da direção da empresa, o não cumprimento do acordo coletivo, nem tão pouco manobras e inconsistências nas negociações. A categoria quer, de fato, um reajuste salarial decente, redução dos custos do plano de saúde, melhores condições de trabalho e a realização urgente de um concurso público. É hora de dar um basta nessa situação. Os trabalhadores de São Paulo estão preparados, junto com o sindicato, para essa luta importante do dia 7 de agosto.

É fundamental que todos os trabalhadores dos Correios de São Paulo estejam atentos às atualizações e participem ativamente das mobilizações. O SINTECT-SP está sempre presente e na luta pelo cumprimento integral do ACT, defendendo os interesses de toda a categoria. Amanhã, seguirão as discussões sobre as cláusulas sociais.

Confira abaixo o cronograma da negociação do ACT 2024-2025 fechado entre as representações dos trabalhadores e os Correios:

. 03/07/2024 – Cláusulas sociais

. 04/07/2024 – Cláusulas sociais/mulher