Negociações do plano de saúde estão em andamento
Notícia publicada dia 23/10/2016 16:47
Tamanho da fonte:
A comissão paritária está instalada e discutirá o PostalSaúde em todos seus aspectos – Sindicato chama a participação da categoria com propostas e mobilização!
A companheira Silvana Azeredo, Diretora de Saúde do SINTECT-SP, é uma das representantes dos trabalhadores na comissão paritária instalada para analisar o PostalSaúde, discutir e apresentar propostas para a gestão, a estrutura e a funcionamento do plano de saúde.
Reunião da Comissão Paritária do Postal Saúde realizada no dia 20 de outubro/2016
A instituição da comissão está definida no Acordo Coletivo de Trabalho e foi uma vitória da categoria na Campanha Salarial, contra as ameaças que a empresa fazia de instituir mensalidade, tirar país e mães e outros agravantes.
Nos dois primeiros dois dias de reunião, a comisso definiu sua forma de funcionamento. Contra a intensão da empresa, que queria ter voto de minerva em decisões da comissão, os representantes dos trabalhadores propuseram que a comissão não tenha poder de decisão, e isso foi aprovado.
Assim, ficou estabelecido que os temas discutidos serão apresentados para a categoria, debatidos e votados em assembleias. Mas não tudo o que for objeto de discussão, apenas aquelas propostas em que houver consenso, e um limite da duas por tema em que não houver acordo.
Contribuição da categoria é importante
O plano de saúde é vital para a categoria. Merece e precisa atenção, participação e contribuição de todos. A empresa alega que o plano atual é deficitário, que ele não se sustenta e que precisar ser mudado em vários aspectos, e isso precisa ser mostrado e verificado nos encontros da comissão. Além disso os trabalhadores enfrentam dificuldades com emissão de guias, rede de atendimento insuficiente, descredenciamentos, etc. Não obstante o esforço do Sindicato em resolver todos os problemas que aparecem de imediato, junto à diretoria do Postalsaúde, é necessário um sistema de gestão em que eles não ocorram e a categoria não sofra no dia a dia com falta de atendimento médico.
Para nortear o trabalho da comissão, o Sindicato pede a sua contribuição, companheiro ecetista.
Estarão em debate nos encontros da comissão, além de um diagnóstico do PostalSaúde, temas como:
· Modelo de plano de saúde;
· Modelo de gestão do plano (se volta ou não ao comando do RH da ECT);
· Ambulatório e rede credenciada;
· Custeio do plano; Sistema de auditoria;
· Plano de medicamentos;
· Pós-emprego;
· Elegibilidade de beneficiários;
· Recuperação do plano, entre outros.
Sua participação é fundamental agora, com reflexões e propostas, e com a mobilização futura em defesa de um plano de saúde bom para a categoria, de qualidade e sustentável. Procure um diretor do sindicato ou fale com o delegado sindical da sua unidade.