Outubro Rosa ilumina monumentos e reforça luta contra o câncer de mama
Notícia publicada dia 13/10/2014 16:12
Tamanho da fonte:
A luta contra o câncer de mama é diária e contínua, mas ganhou um reforço importante a partir da terça-feira (01/10) com o Outubro Rosa, um movimento internacional que busca alertar sobre a prevenção e o diagnóstico da doença, que atinge milhões de mulheres em todo o mundo.
No Brasil, a estimativa é de que a mais de 57 mil novos casos sejam diagnosticados até o fim do ano, sendo 2.560 deles na Bahia, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Embora tenha alta probabilidade de cura em seu estágio inicial, o câncer de mama ainda é a doença que mais mata mulheres no país, por causa do diagnóstico tardio.
Além disso, a identificação da patologia ainda sofre interferências do preconceito. “Por incrível que pareça, as mulheres ainda têm receio do diagnóstico e, por medo, deixam de fazer os exames periódicos”, explica a oncologista Clarissa Mathias, do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB).
As formas mais eficazes para a detecção precoce são exame clínico e mamografia. Mulheres a partir dos 30 anos, com casos de câncer na família, e dos 40, sem histórico familiar, devem realizar a avaliação clínica, obrigatoriamente, uma vez por ano.
No Espírito Santo, já ganharam iluminação as duas torres de distribuição de energia elétrica, do bairro Jesus de Nazaré, em Vitória. Elas permanecerão assim por todo o mês de outubro. Em 2013, a Ales participou iluminando o Palácio Domingos Martins, mas, atualmente, o prédio se encontra em reforma, o que inviabiliza a iniciativa.
Em Manaus a Arena da Amazônia e o Teatro Amazonas, por exemplo, já incorporaram o ‘Outubro Rosa’ com luzes em alusão a campanha. Em Manaus, a ação foi oficialmente lançada às 17h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com a inauguração das luzes cor de rosa na Arena da Amazônia – ambos situados no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste.
Neste ano, uma série de atividades voltadas ao debate do câncer feminino devem ocorrer durante o ‘Outubro Rosa’. Entre elas palestras e eventos educativos com a distribuição de material impresso apontando os fatores de riscos da doença e os modos de prevenção. As atividades também se estendem para outros municípios do Amazonas, tais como Borba, Japurá, Manacapuru, Nhamundá, Rio Preto da Eva e São Gabriel da Cachoeira.
Fonte: Portal CTB com agências