Programa Saúde da Mulher chega a Bauru/SP
Notícia publicada dia 09/11/2018 10:17
Tamanho da fonte:
Além do Distrito Federal e de Santa Catarina, São Paulo é a terceira unidade da federação a receber o programa, voltado à prevenção e ao rastreamento do câncer de mama, do colo do útero e de infecções sexualmente transmissíveis
As beneficiárias da Postal Saúde já podem comemorar. A Operadora lançou nesta quinta-feira (8/11) o Programa Saúde da Mulher na cidade de Bauru, em São Paulo. Agora, essa é a terceira localidade a receber o programa, que já funciona com êxito em Brasília/DF e Florianópolis/SC. O programa será estendido gradativamente para os outros estados.
A cerimônia de lançamento teve início às 10h, no auditório da Superintendência Estadual dos Correios em São Paulo Interior, localizada no centro de Bauru, com a presença de gestores e empregados da Postal Saúde e dos Correios.
O presidente da Postal Saúde, Ariovaldo Câmara, destacou a importância dos programas de saúde desenvolvidos pela Operadora com foco na prevenção e no diagnóstico precoce..
Segundo ele, esta é a forma mais eficiente para combater a doença e trazer os beneficiários para perto de suas famílias, trocando o hospital pelo aconchego do lar. “O foco dos programas de saúde é evitar que a enfermidade apareça e se instale no organismo”, afirmou Ariovaldo.
Ele lembrou também que a atual gestão da Postal Saúde vem trabalhando não só para reduzir as despesas, mas também para investir na qualidade de vida de cada beneficiário.
A apresentação do “Saúde da Mulher” foi conduzida pela gerente de Programas de Saúde da Operadora, Ana Flávia Boni.
O presidente agradeceu a parceria com os Correios e o apoio da Superintendência Estadual, e fez um apelo aos beneficiários: “Deixem que a Postal Saúde cuide de suas vidas, evitando o surgimento de doenças por meio da prevenção”.
Por sua vez, o representante da Superintendência Estadual, Sérgio de Souza, ressaltou a importância da parceria com a Postal Saúde e da compreensão dos gestores dos Correios com relação à liberação dos empregados para realizar os exames, não apenas para o Programa Saúde da Mulher, como para as demais ações que estão por vir.
Depoimento emocionante
No final da cerimônia, a funcionária Joseane Targa pediu a palavra para um depoimento
emocionado. “Consegui me curar de um câncer de mama que descobri após fazer um exame de rotina”. Segundo ela, a Postal Saúde está de parabéns por proporcionar às mulheres a oportunidade de cuidar da saúde de forma preventiva.
Como o programa funciona
Em Bauru, a instituição parceira do Programa Saúde da Mulher é a Clínica CDA Medicina Diagnóstica, localizada no seguinte endereço: Rua Antônio Alves, 17-38/17- 58 – Centro- Bauru-SP. O CDA atende pelo telefone (14) 3102-1300.
Exames e acompanhamentos
Durante a primeira consulta, o ginecologista faz a avaliação e, de acordo com a idade, verifica quais exames devem ser solicitados, com foco na detecção precoce do câncer de mama, do colo do útero e infecções sexualmente transmissíveis.
Vale lembrar que as consultas e os exames que constam no protocolo do Programa Saúde da Mulher são totalmente gratuitos, ou seja, sem coparticipação das despesas médicas.
São eles: consulta ginecológica, mamografia, Papanicolau e exames para detecção da hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis.
Público alvo
Todas as mulheres acima de 18 anos;
Mulheres na faixa etária de 25 a 59 para o exame citopatológico;
Mulheres na faixa etária de 50 a 69 para o exame de mamografia;
Mulheres acima de 70 anos para consulta de acompanhamento.
Perfil por idade das beneficiárias da Postal Saúde em Bauru (SP)
28% têm entre 50 e 64 anos;
22% têm entre 18 e 39 anos;
16% têm entre 0 e 17 anos;
14% têm entre 40 e 49 anos;
13% têm 70 anos ou mais;
5% têm entre 65 e 69 anos.
Sobre o programa
Lançado em março deste ano como projeto-piloto em Brasília, no Distrito Federal, o programa faz parte das ações de cuidado com a saúde, desenvolvidas pela Operadora, com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida de seus beneficiários.
As ações do Programa Saúde da Mulher incluem consulta com o ginecologista, realização de exames preventivos e encaminhamento para tratamento de doenças detectadas durante a consulta. As informações sobre o Programa Saúde da Mulher estão disponíveis no site da Operadora.
Com informações da Postal Saúde.