Protesto contra péssimas condições de trabalho no CDD Cidade Dutra

Notícia publicada dia 01/05/2014 19:59

O sindicado realizou um protesto no dia 29/04, as 08h30, junto com os trabalhadores/carteiros do CDD Cidade Dutra, como forma de protestar contra o descaso e o abandono dos trabalhadores desse setor, e pelo fato de há dois anos esses carteiros trabalharem em um porão, um bolo foi dividido entre todos.

Protesto no CDD Cidade Dutra_2

O contrato do imóvel onde situava-se o CDD Cidade Dutra venceu em abril de 2012. A empresa, sabendo da situação com antecedência, não se moveu à procura de um novo imóvel para realocar os trabalhadores.

Naquele momento, a empresa transferiu todo o CDD para um porão,  situado debaixo do CDD Interlagos, um local sem o mínimo de condições de trabalho e higiene, sem refeitório, sem iluminação adequada, sem ventilação, sem banheiro feminino e vestiários. Com isso, o CDD Interlagos passou a dividir seu pequeno espaço com mais 40 funcionários, inclusive estacionamento, banheiros, vestiários e refeitório. Veja abaixo as fotos do local:

Porao CDD Interlagos_1

Porao CDD Interlagos_2

Porao CDD Interlagos_3

Sindicato denuncia e exige solução

Diante do descaso da ECT, o Sindicato, através dos Diretores Douglas e Júlio César, encaminharam uma denúncia à Delegacia Regional do Trabalho. Clique aqui e visualize o termo de denúncia protocolado denunciando as más condições de trabalho nessa unidade.

O Sindicato encaminhou, também, ofícios à empresa e realizou reuniões até com o próprio Diretor Regional, como pode ser visto na foto abaixo, para cobrar uma maior agilidade e prioridade no processo de realocação desses trabalhadores em um imóvel adequado.

Julio Cesar e Douglas Mello protocolam denuncia

Protestar com inovação

Diante do abandono da ECT vivido pelos carteiros do CDD Cidade Dutra, o Sindicato e os trabalhadores realizaram um protesto diferente.

Protesto no CDD Cidade Dutra_3

Os trabalhadores cortaram um bolo em protesto pelos dois anos em que estão trabalhando nesse local sem as mínimas condições e totalmente fora de mão de todas as percorridas da unidade.

Já temos um imovel na Cidade Dutra, que visitei juntamente com os engenheiros da empresa, faltando apenas a assinatura da Diretoria Regional para fechar o contrato do imóvel; agora não tem desculpa, os trabalhadores cobram nesse protesto a solução do problema dessa unidade e a mudança para um imóvel adequado e localizado dentro seu CEP,  facilitando assim o trabalho dos carteiros” disse o Delegado Sindical Cleber.

Solução ou paralisação

Placa CDD Cidade DutraO Sintect-SP, através de seus Diretores Douglas e Julio César, fizeram uma explanação aos trabalhadores e foram bem enfáticos em informar que se a empresa não der um respaldo urgente aos trabalhadores do CDD Cidade Dutra, será realizada uma paralisação por tempo indeterminado nesse setor nos próximos dias.

Vale ressaltar que esse problema não se resume somente a essa unidade. Em todas as regiões de SP, grande SP e Região de Sorocaba existem problemas semelhantes. Em todos a empresa se omite, dá as costas para o trabalhador.

O Sindicato e os ecetistas querem somente condições dignas de trabalho.

diviza_assembleia_plr_2013O Sindicato está intensificando as visitas às unidades e as reuniões setoriais, recebendo as denúncias dos trabalhadores e realizando as ações,  sejam paralisações, sejam denúncias às Delegacias Regionais do Trabalho de suas respectivas localidades.

Dobras, excesso de serviço e horas extras, pressão e assédio moral: estamos de olho e cobrando da empresa uma solução imediata. O trabalhador não pode ser penalizado pela incompetência e má gestão da ECT. Os trabalhadores merecem respeito”, disse Diviza, Presidente do SINTECT-SP, em assembleia da categoria realizada no dia 29 de abril.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS