Reunião debate nova estrutura de gerenciamento de tratamento e distribuição, entrega interna e segurança

Notícia publicada dia 12/03/2013 11:52

Em reunião realizada entre o SINTECT/SP e direção da EBCT no último dia 07 de março, foram abordados os seguintes temas: nova estrutura de gerenciamento de tratamento e distribuição, entrega interna e segurança. Representando a ECT estavam Eugênio, Diretor Adjunto, Maurício e  Tatiane da ASGET e  Isael, responsável pela  gestão em logística. Pelo Sindicato, estavam presentes Elias Cesário (Diviza), Presidente do SINTECT/SP, Rogério Bueno (Linguinha) Vice-presidente, Silvana, Secretária da Saúde, Cida Secretária da Mulher, Pacheco Secretário da Anistia e Manoel, também diretor do Sindicato.

Iniciando a reunião, o subgerente de distribuição Isael fez uma explanação sobre o tema distribuição. Informou que a empresa possui 202 unidades de distribuição. Informou também que existiam 9 mil encomendas paradas antes da nova mudança na distribuição, e que na data da reunião (7 de março) a quantidade de encomendas paradas havia sido reduzida para 5 mil. Quando questionado pelos sindicalistas sobre objetos de volume (caixas), que estão sendo entregues pelos carteiros pedestres, o mesmo reconheceu o problema e disse que esse tipo de objeto deve ser entregue  exclusivamente pelo carteiro motorizado, e que outros objetos poderão sofrer mudanças nas características da embalagem para poderem ser tratados como envelopes, citando como exemplo as caixas de remédio.

Isael mencionou ainda um projeto piloto de entrega de e-sedex e remessa expressa, com apenas duas tentativas de entrega, sendo uma durante a semana e a outra sendo obrigatoriamente no sábado, deixando como opção a retirada do objeto pessoalmente pelo cliente.

Sobre o ponto distribuição interna, foi informado que a única unidade na DR-SPM que realiza tal distribuição é o CDD São Rafael. De pronto, o Diretor regional adjunto Sr. Eugênio, manifestou a contrariedade deste trabalho, uma vez que o cliente contrata o serviço para receber seu produto na porta de sua casa e não retirar no meio do caminho. Para solucionar este problema, o Subgerente de distribuição propôs futuras reuniões com os representantes dos trabalhadores para ouvir propostas advindas dos próprios trabalhadores, para possíveis alternativas.

A reunião foi encerrada com a exposição do problema de falta de segurança em todas as agências, especialmente na região 05. Problema tão visível que, durante a reunião foi informado pelo Diretor do sindicato Guiné que no momento ele estava na AC Guaicurus, dando assistência às funcionárias e funcionários desta agência, que haviam novamente sido assaltados no dia anterior. Sobre o tema, o Sr. Eugênio disse que já se encontra em fase de licitação a contratação de uma empresa de segurança, no entanto no dia em que concluíamos esta matéria para publicação, dia 11 de março, esta mesma agência foi novamente assaltada, totalizando quatro assaltos num prazo de apenas um mês, gerando uma situação insustentável com o risco permanente de morte.

Após a ECT expor as mudanças, como pretende mudar os seus meios de gerenciamento e ouvir as diversas reclamações e questionamentos dos sindicalistas presentes, a reunião foi encerrada, sendo que ocorrerão outras onde o SINTECT/SP continuará cobrando melhorias para evitar a sobrecarga de trabalho, que prejudica os trabalhadores e gera grande quantidade de encomendas paradas, além da obrigação da ECT em garantir segurança aos seus funcionários. Além de participar destas reuniões, o SINTECT/SP continuará tomando todas as outras medidas necessárias para cobrar da ECT atitudes concretas que garantam condições humanas de trabalho.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS