Informe da 6ª reunião de negociação do ACT 2024/25
Notícia publicada dia 17/07/2024 15:03
Tamanho da fonte:
Os representantes da FINDECT cobraram uma negociação mais efetiva, pois no período da manhã o debate foi dedicado à correção das ATAs anteriores e à tarde foi produtiva com debates sobre distribuição domiciliária e investimentos em infraestrutura.
Nesta quarta-feira, 17/07, a reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho entre a FINDECT, os Correios e os demais sindicatos foi marcada pela correção das atas anteriores, um processo que, embora necessário, consumiu tempo valioso e dificultou a discussão sobre pontos relevantes para a categoria. Contudo, à tarde, a reunião avançou com apresentações importantes e debates sobre temas essenciais para os trabalhadores dos Correios.
Apresentação sobre investimentos
A ECT iniciou a negociação com uma apresentação sobre os investimentos em infraestrutura e segurança realizados recentemente. Além disso, foi anunciado o lançamento do “Informe-SE”, um periódico que será divulgado por cada Superintendência, destacando os números regionais e reforçando a transparência nas comunicações da empresa.
Grupo de Trabalho da Distribuição Domiciliária
Representando os trabalhadores do Grupo de Trabalho (GT) da Distribuição Domiciliária, Silvio Prudêncio apresentou uma análise detalhada do Relatório Técnico 48107317 – Dedis. Entre os pontos discutidos estavam:
Projeto de Fim do DDA e a conclusão da necessidade de aumentar em 40% os distritos.
Projeto de Remodelagem da Distribuição (SPI).
Testes de projetos realizados em Araçatuba/SP, Cornélio Procópio/PR e Ubá/MG.
Solicitação de inclusão de parágrafo na Cláusula 43, garantindo a entrega diária de mensagens sem alternância e a implantação da Entrega Matutina.
Cláusula 43 – Distribuição Domiciliária
A Cláusula 43 foi um dos principais pontos de debate. A ECT propôs alterar o termo “Comissão” por “Grupo de Trabalho” e incluir um parágrafo sobre a entrega matutina imediata para unidades com baixa umidade relativa do ar. A FINDECT, por sua vez, fez várias propostas, incluindo:
Garantir que a cláusula se aplique a Objetos Postais, não apenas Correspondências.
Limitar a percorrida do carteiro a 8 km.
Permitir a redução do limite de peso transportado por carteiras gestantes apenas por prescrição médica, sem necessidade de homologação pelo SESMT.
Arquivamento definitivo de qualquer PAD sobre perdas/extravios cujo processo não foi aberto em até 30 dias da ocorrência.
Retirada de termos que limitam a implantação da entrega matutina, mantendo apenas o cuidado com a saúde dos trabalhadores.
Garantia de que o carteiro faça uma única saída para distribuição.
Aumento do número de membros do GT de 5 para 6, com prevalência da condição mais benéfica em caso de empate nas votações.
Definição de um calendário de implantação da entrega matutina em todas as unidades em até 30 dias.
Transferência de empregados com mais de 15 anos na atividade de distribuição para atividades internas sem supressão de proventos.
Garantia do Direito de Recusa aos empregados convidados para operações policiais.
A mobilização continua!
A FINDECT reforça a importância da mobilização contínua dos trabalhadores. A Assembleia de Greve, marcada para o dia 7 de agosto, é fundamental caso a empresa não apresente uma proposta satisfatória. A FINDECT defende o reajuste salarial, a redução do custo do plano de saúde e a realização urgente de um congresso público, para que possamos iniciar a reconstrução dos Correios. Juntos, somos mais fortes na luta pelos nossos direitos!
Comparativo Pautas e Propostas – Questões Sociais, Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos
Comparativo Pautas e Propostas – Condições de trabalho