Sindicato chamará greve na Zona Sul contra péssimas condições de trabalho

Notícia publicada dia 22/02/2016 18:04

Assembleia definirá a paralisação dos setores da região!
Problemas são muitos: redução ou extinção de distritos e postos de trabalho, assaltos, falta de funcionários, dobras, constantes, entre outros – Categoria quer a implantação da entrega matutina em todas as unidades!
GERAE da Zona Sul não ouve trabalhadores e toma atitudes truculentas!
Correios paga aluguel de unidades vazias e valida SDs maquiados!

Os Correios, em seu plano de reestruturação, vem demonstrando cada vez mais que a sua proposta é precarizar as condições de trabalho, piorar o serviço prestado à população e retirar direitos dos trabalhadores das unidades.

img_post_mobilizacao_zona_sul_sintect_sp

Os setores da Zona Sul reúnem provas disso. Eles estão enfrentando diversos problemas. O caso do CDD Capela do Socorro, que luta há mais de 10 anos pelo desmembramento, é emblemático e ilustra a situação.

Hoje esta unidade comporta cerca de 80 trabalhadores e 60 distritos, muitos deles tão distantes que os carteiros gastam cerca de uma hora só para chegar no bairro/distrito. O Excesso de trabalho é evidente. E ele está relacionado com o crescimento da periferia, que não para. A população aumentou, os bairros aumentaram, novos bairros e loteamentos foram criados, incentivados pelo crescimento econômico e do poder aquisitivo. Mas a ECT enxerga outra coisa. Em vez de melhorar as condições de trabalho, pretende reduzir distritos e acabar com o distrito mais distante, que faz divisa com outro município.

Ou seja, a ECT, em vez de melhorar as condições de trabalho, quer piorar a já exagerada carga de trabalho. Enquanto isso paga, desde o ano passado, aluguel de mais um imóvel vazio que poderia abrigar o desmembramento do CDD Capela do Socorro, até então denominado CDD Parque do Lago.

Com seu plano, a ECT continua a prejudicar os trabalhadores que se deslocam para bairros muitos distantes para realizar sua entrega com qualidade, e também a população.

img_post_mobilizacao_zona_sul_sintect_sp_1

SD maquilado

A GERAE 04 não está visitando as unidades e não está consultando os carteiros para saber as reais necessidades deles.

Se tivesse ouvindo os trabalhadores, saberia que as novas contagens de SD,  muitas delas realizadas à “distância”, virtualmente, não condizem com a verdade. Elas vêm mostrando apenas que as unidades devem perder carteiros.

Um exemplo claro foi do último SD realizado no CDD Capela do Socorro. Maquilaram a contagem, distribuindo as ruas dos distritos que estão há tantos anos oficializados na unidade, nas outras percorridas, alegando que essas percorridas são fantasmas, não existem.

Como pode isso? Fizeram um SD ficcional. A unidade tem uma carga de 70 mil cartas simples e cerca de 4 mil objetos registrados diariamente. Mas pelas contas da empresa são 40 mil e 1700 registrados. Estão falsificando os dados para impor a redução dos distritos.

E este problema não ocorre só no Capela. Em muitos outros setores a empresa quer fazer isso tipo de redução. Ela não conseguiu implantar o DDA e agora quer reduzir os distritos. NÃO ACEITAREMOS!

Mobilização e luta!

Os problemas se repetem em vários setores, e os trabalhadores dos CDDs Jabaquara, Vila Joaniza, Acuri, Grajaú, Vila Olímpia, Vila Andrade, Parelheiros, Jardim Clímax, Capela e demais unidades estão preparados e mobilizados para ir à luta caso a empresa não faça de fato um SD corretamente em todos os setores e melhore as condições de trabalho, pois pelo acompanhamento do Sindicato as unidades poderiam ganhar mais carteiros, e não perder.
Fique atento aos informes! O Sindicato definirá nos próximos dias a data e o local da assembleia!