SINTECT-SP discute Postalis com Direção da Empresa e do Instituto
Notícia publicada dia 13/07/2013 16:47
Tamanho da fonte:
O SINTECT-SP participou no dia 10 de julho, de uma reunião com as direções da ECT e do Postalis, para discutir a situação do Instituto de Seguridade dos Correios. O convite para a reunião partiu da ADCAP, que foi quem a solicitou. Na questão do Postalis, o Sindicato e a FINDECT atuam conjuntamente com a ADCAP e com quem mais quiser se unir para defender os trabalhadores dos Correios.
Em sua fala, o presidente do Sindicato Elias Cesário, o Diviza, que também representou a FINDECT/Sindicatos Unificados, disse ao Presidente do Postalis e seus diretores que os trabalhadores da ECT estão preocupados com o futuro do nosso fundo de pensão. E que as notícias que vem pela grande mídia, principalmente nos grandes Jornais como O Globo, Folha de SP e o Valor Econômico, dizem que mais uma vez o Postalis teve grandes prejuízos. E que essas notícias geram forte descrença e desconfiança quanto à real condição do Postalis e ao futuro dos participantes.
O Presidente do Postalis afirmou que todas as movimentações estão descritas no Site do Postalis. Ao que o companheiro Diviza deixou claro que muitos trabalhadores não tem acesso a internet ou tempo para acessar o site, pois todos estão sobrecarregados de trabalho. E que o Postalis deveria formatar um jornal, com uma linguagem simples e objetiva, periodicamente, para que os seus associados fiquem melhor informados sobre a condução do Instituto.
Diviza frisou ainda que a FINDECT/Sindicatos Unificados reivindicam que a condução do Postalis seja mais transparente aos seus associados, e que estarão fiscalizando em conjunto com outras entidades ligadas aos Correios, como a ADCAP, por exemplo.
O Presidente do Postalis afirmou, ao final, que o fundo de pensão esta garantido até a aposentaria de todos os atuais trabalhadores e que não há risco nenhum de quebra do Instituto.
Ficou agendada uma próxima reunião para o dia 07/08 em, em Brasília, com os mesmos participantes, para dar continuidade aos entendimentos e esclarecimentos.
ADCAP apresenta sugestões
A ADCAP, numa tentativa de buscar contribuir para a construção de soluções para o Postalis, apresentou algumas sugestões à empresa:
a) Contrato de Desempenho de Gestão, entre a ECT e POSTALIS, por meio do qual a direção do Instituto se comprometa a atingir as metas atuariais com avaliação anual de desempenho e, caso não as atinja, a patrocinadora substituiria toda a direção executiva (Clique neste link e veja o contrato).
b) Instalação de Comissão de Auditoria Paritária – POSTALIS, ECT, ADCAP, FINDECT e FENTECT – para avaliar as causas dos prejuízos e indicar as responsabilidades das direções atuais e passadas e as medidas de correção estruturais;
c) Melhor Governança, com efetiva paridade na gestão do Conselho Deliberativo, eliminando-se o uso do voto de qualidade (Minerva) do Presidente do CD, indicado pela ECT (patrocinadora);
d) Maior Transparência na Gestão do Instituto, com a publicação sistemática de informações completas e claras sobre o real desempenho dos investimentos e sobre onde o nosso dinheiro está sendo investido;
e) Gestão Técnica do Instituto, com Diretores e Gerentes experientes e habilitados para exercerem adequadamente as respectivas funções, portanto, sem indicações políticas para essas posições, como tem sido sistematicamente feito.
Participaram da reunião, pela ECT, Adeilson Telles – chefe do Gabinete do Presidente, Larry Medeiros de Almeida – VIGEP e Julio Vicente Lopes – Assessor VIGEP. Os companheiros Elias Cesário B. Junior (Diviza) e Ronaldo Ferreira Martins, (Ronaldão), representaram a FINDECT/Sindicatos Unificados. Pela ADCAP, o Conselheiro Marcos Cesar Alves Silva, além do Presidente do Núcleo de Brasília, Nésio Nani e o Diretor da ADCAP Nacional, José Maria, e a Vice-Presidente Maria Ines Capelli Fulginiti. Além do Presidente do Postalis.