SINTECT-SP visita prefeituras no Alto do Tietê e cobra prioridade aos trabalhadores na vacinação contra a COVID-19
Notícia publicada dia 07/06/2021 10:01
Tamanho da fonte:
A diretoria do SINTECT-SP, preocupada com o alto índice de contaminação dos trabalhadores dos Correios na região do Alto do Tietê, pela Covid-19, protocolou nas prefeituras de Poá e Suzano, nos últimos dias 1 e 2 de junho, ofício solicitando prioridade na vacinação da essencial categoria.
Além da luta incessante e diária por conta da exposição à covid-19 durante a prestação de serviços postais essenciais à população da região do Alto do Tietê, os trabalhadores travam uma outra batalha junto às prefeituras da região para inserir os ecetistas na lista de prioridade da imunização.
Diante dos riscos diários enfrentados pela categoria, que trabalha na linha de frente prestando um serviço extremamente essencial e no combate à pandemia, os Diretores do SINTECT-SP Silvana Azeredo e Milton de Jesus (Jacaré), se reuniram com o vereador da cidade de Suzano, Profº Toninho Morgado e com o Presidente da Câmara de Poá, vereador Diogo Pernoca, protocolando documento reivindicando a prioridade na vacinação. Os profissionais estão sob o risco eminente de contágio e, da mesma forma, podem ser agentes contaminadores, por estarem diariamente em contato direto com a população em suas residências.
O ofício do SINTECT-SP ainda utilizou como argumentação o direito dos trabalhadores à saúde, o papel da sociedade para conter a disseminação da doença, o fato do serviço de Correios ser considerado atividade essencial e possuir centenas trabalhadores que atuam diretamente com o público da região.
“É justo que uma das categorias que mais se expõem, em nome do direito da população ao serviço postal, sejam colocadas como prioritárias na vacinação, reduzindo também os índices de contágio da covid-19, bem como trazendo segurança e reconhecimento a esses trabalhadores e trabalhadoras que colocam suas vidas em risco e atuam em serviços essenciais”, complementa o diretor, Milton Jacaré.
A solicitação, legítima, diz respeito à categoria que presta serviços essenciais para a população, visto que desde o início da pandemia e da quarentena esses trabalhadores e trabalhadoras continuaram com suas obrigações, normalmente, enfrentando transporte público e cumprindo com seus horários laborais, expondo-se e colocando também suas famílias ao risco de infecção, para que a população permanecesse tendo acesso à comunicação e aos serviços que sofreram aumento substancial devido ao isolamento social.
A secretária de Saúde do SINTECT-SP, Silvana Azeredo ressaltou que “os trabalhadores dos Correios são fundamentais, essenciais para as cidades do Alto do Tietê. A categoria está exposta diariamente, indo de porta em porta, tendo contato direto com todos os setores públicos e privados, em escolas públicas e particulares, shoppings, Unidades Básicas de Saúde, delegacias, agências bancárias e portarias dos prédios, ou seja, prestam funções importantíssimas, indiscutível a atuação dos trabalhadores dos Correios na linha de frente”.
A diretoria do Sindicato está visitando todas as prefeituras da região e cobrando a prioridade na imunização da categoria, esperamos que os vereadores e prefeitos se sensibilizem com a situação dos trabalhadores que estão trabalhando mesmo em um período extremamente difícil de muitas mortes e contaminação.