SINTECT-SP amplia diálogo com a empresa sobre problemas estruturais na SPI
Notícia publicada dia 15/04/2023 10:39
Tamanho da fonte:
• Reunião realizada na Subsede Sorocaba com os Superintendentes Sebastião Sérgio de Souza (SPI) e José Marcos Gomes (SPM) serviu para apresentar e discutir as demandas da região e medidas para soluções, a exemplo do que o Sindicato já vem fazendo com as direções da empresa nacional
• Os representantes da ECT se comprometeram rever as transferências arbitrárias feitas na SPI, e em conjunto com SPM fazer as permutas e transferências entre as DRs com mais agilidade e iniciar reformas nos setores de trabalho; nova reunião com o SINTECT-SP será realizada em 15 dias.
A reunião realizada na subsede Sorocaba do SINTECT-SP, nesta quinta, dia 13/4, contou com a presença dos Superintendentes da capital e do interior (SPM e SPI), José Marcos e Sebastião Sérgio, além de Eduardo (COPER) e Tatiana pela gerência de patrimônio e do Assessor da Presidência, Wilson Abadia. Pelo Sindicato, participaram o Presidente do Sindicato, Elias Diviza, o Secretário Geral Negopeixe e a Diretores Francisca Idalina, Claudemir e Gilmar.
Na região metropolitana de São Paulo, a principal novidade está na execução de reparos e reformas estruturais em várias unidades de trabalho, que vinham sendo solicitadas há muito tempo pelos trabalhadores. Agora, os dirigentes sindicais foram para o interior para cobrar medidas urgentes e necessárias.
Novidade mesmo é a disposição para o diálogo e a tomada de decisões e medidas baseadas nas demandas dos trabalhadores. Já fazia mais de 6 anos que os ecetistas e seus Sindicatos não sabiam o que era isso. Sequer eram recebidos pelos dirigentes da empresa e tiveram direitos e benefícios assaltados.
Melhorias no interior
A reunião realizada na subsede Sorocaba do SINTECT-SP, nesta quinta, dia 13/4, contou com a presença dos Superintendentes da capital e do interior (SPM e SPI), José Marcos e Sebastião Sérgio, além de Eduardo (COPER) e Tatiana pela gerência de patrimônio. Pelo Sindicato, participaram o Presidente do Sindicato, Elias Diviza, o Secretário Geral Negopeixe e a Diretores Francisca Idalina, Claudemir e Gilmar.
Aos dois superintendentes, José Marcos e Sérgio, os dirigentes do Sindicato apresentaram os problemas e as demandas da região, apontados pelos trabalhadores e verificados in loco pelos diretores sindicais.
Entre eles está a degradação de inúmeras unidades, resultado do desleixo na manutenção e dos cortes de verbas promovidos pela gestão anterior.
Os dirigentes questionaram o fato da empresa estar realizando transferências arbitrárias, principalmente de trabalhadoras que além de terem dupla jornada, precisam se deslocar para outras cidades e distantes.
Foi elencado a situação de várias unidades sem estrutura mínima e local adequado para descarregar os caminhões e acessibilidade para transportar os palets, gerando risco de acidentes no seu transporte.
A Falta de climatização foi outro ponto cobrado da ECT. O calor intenso nas unidades agravado pela falta de espaço físico suficiente para o desempenho das tarefas têm gerado reclamações também dos clientes que procuram atendimento nas agências.
Além dessas questões estruturais, que exigem reformas e manutenção adequadas, também entraram na discussão as condições de trabalho nas unidades, muitas com superlotação, excesso de trabalho, insalubridade e outros problemas, assim como a necessidade urgente de rever os SDs e de promover concurso público e contratação de funcionários.
Após os dirigentes do SINTECT-SP apresentarem todas as demandas da região, os representantes da empresa se comprometeram rever as transferências arbitrárias que foram feitas em SPI, e em conjunto com SPM fazer as permutas e transferências entre as DRs com mais agilidade e iniciar reformas nas unidades.
Também será realizada uma reunião com a engenharia, onde será avaliada e revista suas estruturas para se adaptarem às novas demandas do setor postal.
Nova reunião com o Superintendente será realizada daqui a 15 dias para que a direção dos Correios traga respostas às demandas apresentadas pelo Sindicato.
A Diretoria do Sindicato acredita na disposição das Superintendências de manter e reforçar a postura de diálogo e encaminhamentos concretos até aqui adotados, e que as soluções apareçam rapidamente.