SINTECT-SP inicia negociações do ACT 2024/25 e enfrenta impasses com a ECT

Notícia publicada dia 06/07/2024 13:21

Sindicato reforça a importância de uma negociação séria e reforça a mobilização para a assembleia de greve no dia 7 de agosto

O presidente Elias Diviza e a diretora Michele Souza, participaram das primeiras reuniões de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/25, em Brasília e virtualmente. Representando o sindicato ao lado da FINDECT, e enfrentaram diversos impasses com a direção da ECT que dificultaram o progresso das discussões.

Primeiras Reuniões: Calendário e Impasses

Na primeira reunião, houve foco na aprovação do calendário de negociações, mas sem avanços significativos. Foi estabelecido um novo cronograma, com as discussões iniciando em 3 de julho e concentrando-se nas cláusulas sociais.

As cláusulas discutidas nesta fase incluíram anistia, revisão de PADs, aposentados, enfrentamento aos assédios, equidade racial, direitos LGBTQIA+, direitos das pessoas com deficiência, direitos geracionais, garantias ao empregado estudante, licença adoção, licença paternidade, programa habitacional e parceria com associações recreativas dos empregados. Em todos esses pontos, a ECT mostrou resistência em atender plenamente as demandas dos trabalhadores, gerando frustração entre os representantes sindicais.

Principais Exigências e Mobilização

Entre as principais exigências do sindicato estão:

Concurso Público: A ECT propôs apenas 3 mil vagas, insuficientes para suprir as necessidades. O SINTECT-SP exige um concurso robusto para preencher as vagas deficitárias.

Redução da Coparticipação e Custeio do Plano de Saúde: A redução prometida não foi cumprida, gerando insatisfação. O sindicato exige o cumprimento imediato desse compromisso.

Retorno de Cláusulas Importantes: Como os 70% das férias, vale-cultura, reajuste salarial e dos benefícios.

Mobilização e Greve

As negociações serão retomadas em 15 de julho, com a FINDECT e seus sindicatos filiados, como o SINTECT-SP, promovendo reuniões setoriais para manter os trabalhadores informados. A mobilização é essencial para pressionar a ECT a negociar de forma justa.

Na sexta-feira, 5 de julho, o SINTECT-SP realizou um grande ato em frente ao edifício sede dos Correios (CTP Jaguaré), exigindo da ECT negociações sérias e responsáveis. O ato contou com a participação de importantes lideranças sindicais, incluindo os diretores Douglas Melo, Ricardo Adriane NegoPeixe, Milton Jacaré, Alexandre, Marcão, Manoel, e Abel, reforçando a união e a determinação dos trabalhadores em lutar por seus direitos. A participação expressiva dos trabalhadores no ato mostrou a força da categoria e a importância de manter a pressão para garantir avanços nas negociações.

Calendário das Próximas Reuniões

15/07/2024 – Cláusulas sociais/mulher

16/07/2024 – Condições de trabalho

17/07/2024 – Saúde do Trabalhador

18/07/2024 – Relações sindicais

22/07/2024 – Benefícios

23/07/2024 – Benefícios e disposições gerais

24/07/2024 – Proposta financeira

25/07/2024 – Proposta financeira

Com uma greve nacional prevista para 7 de agosto, é crucial que todos os trabalhadores dos Correios estejam atentos e participem das mobilizações. A união e a mobilização dos trabalhadores são fundamentais para garantir avanços nas negociações e a manutenção dos direitos da categoria.