Sindicato cobra da ECT equipamentos de trabalho, atualização tecnológica e mais pessoal
Notícia publicada dia 25/11/2024 11:52
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O Sindicato tem cobrado da direção da ECT um concurso público realista, a aquisição de equipamentos tecnológicos atualizados, a regularização do uso de celulares pessoais pelos trabalhadores, entre outras medidas de combate às péssimas condições de trabalho
O Correio vai de mal a pior em São Paulo. A falta de trabalhadores é gritante e o concurso anunciado previu só 50 vagas, uma piada. O pessoal que sofre com o excesso de trabalho, devido a essa falta, ainda está penando com a situação precária dos equipamentos fornecidos para a trabalho diário.
Os smartphones corporativos, mas também muitos outros equipamentos, estão ultrapassados, danificados e sem manutenção adequada, causando dificuldades para os trabalhadores, custos quando são obrigados a usar seus próprios celulares e pacotes de dados, e situações de risco para a saúde e a integridade física, como quando têm seus aparelhos roubados e a empresa não assume os custos. E quando dispõem de dispositivos fornecidos pela empresa, os trabalhadores têm de lidar com problemas graves como configurações obsoletas, que não suportam aplicativos essenciais como Google Maps e Waze, por exemplo.
Obviamente esse cenário, além de criar péssimas condições de trabalho, prejudica diretamente a qualidade do serviço prestado à população. E coloca os Correios em enorme desvantagem frente à concorrência, que utiliza tecnologias modernas e soluções digitais eficientes que ampliam a produtividade e favorecem e o cumprimento dos prazos e a própria garantia das entregas.
Exigências
O Sindicato acionou a direção da ECT para cobrar medidas urgentes que solucionem essas irregularidades.
Um dos ofícios, endereçado ao Superintendente SPM, Renato Aparecido Rosa, o Gerente Regional de Pessoas, Luiz Carlos dos Santos, e o Subgerente das Relações do Trabalho Salomão Pereira de Souza, cobra:
1- Aquisição de novos smartphones corporativos, com configurações atualizadas e compatíveis com as demandas operacionais, possibilitando a instalação deaplicativos como Google Maps e Waze, fundamentais para o cálculo de rotas, otimização logística e melhor atendimento aos clientes;
2- Fornecimento de pacotes de dados móveis corporativos, eliminando custos adicionais aos trabalhadores;
3- Manutenção periódica e substituição de equipamentos obsoletos, garantindo condições adequadas de trabalho;
4- Proibição do uso de celulares pessoais para fins profissionais, assegurando que a empresa forneça todos os instrumentos necessários para a execução das atividades;
5- Modernização dos sistemas de conferência e acompanhamento de entregas, substituindo ferramentas manuais, como listas impressas de LOEC, por soluções tecnológicas avançadas que estejam alinhadas às práticas de mercado.
Orientações aos trabalhadores e chamado para a luta
Por lei, nenhum trabalhador deve arcar com custos para realizar suas atividades laborais. A prática de exigir que os empregados utilizem seus celulares pessoais e seus pacotes de dados é, portanto, ilegal. Ao violar o princípio básico da dignidade no trabalho, abre brecha para processos trabalhistas.
Nesse sentido, a Diretoria do Sindicato chama os trabalhadores à mobilização para, caso as irregularidades apontadas não forem corrigidas e prejuízos não sejam ressarcidos, além da tomada de medidas judiciais haja uma grande luta para garantir solução urgente desses problemas.