Tragédia anunciada: Falta de segurança e condições precárias de trabalho resultam na morte de trabalhador no CEE Santo André

Notícia publicada dia 21/10/2024 20:59

O grave acidente ocorrido no CEE Santo André no dia 17 de outubro, que infelizmente resultou no falecimento do trabalhador Mozart na madrugada de hoje, 21 de outubro, escancara a negligência da direção dos Correios em relação à segurança e bem-estar de seus funcionários. Durante o descarregamento de um caminhão, uma carga escorregou e caiu sobre o trabalhador, evidenciando o cenário de risco e as precárias condições de trabalho enfrentadas diariamente pelos ecetistas.

Essa tragédia não pode ser vista como um incidente isolado ou uma fatalidade. Ela é consequência direta da falta de investimentos em segurança, da ausência de manutenção adequada dos equipamentos, e da sobrecarga de trabalho imposta aos funcionários. O caso de Santo André é apenas mais um reflexo de um problema generalizado que afeta diversas unidades da empresa, como demonstram os inúmeros vídeos que circulam por todo o país, mostrando situações de insegurança semelhantes.

O SINTECT-SP, consternado com o ocorrido, tem tomado providências imediatas. Nos últimos dias, o sindicato realizou inspeções em diversas unidades, elaborou laudos técnicos sobre as condições de trabalho e acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para que medidas corretivas sejam adotadas com urgência. Além disso, o sindicato tem orientado os cipeiros a documentarem detalhadamente, em atas de reuniões, os problemas de segurança enfrentados nas unidades, para que essas informações sejam levadas aos órgãos competentes.

Nos próximos dias, o SINTECT-SP tomará ações urgentes para pressionar a direção dos Correios a rever suas políticas de segurança e implementar condições de trabalho que garantam a proteção e a dignidade dos trabalhadores. O sindicato também tem oferecido total assistência à família do trabalhador Mozart, garantindo suporte em meio a esse momento de luto.

A omissão da direção dos Correios no que diz respeito à segurança é gritante e inaceitável. Não podemos permitir que vidas continuem sendo colocadas em risco por negligência e descaso. O SINTECT-SP reforça seu compromisso de lutar por melhores condições de trabalho para todos os ecetistas, para que tragédias como essa não voltem a ocorrer.

Expressamos nossa solidariedade à família e aos amigos do companheiro Mozart. Seguiremos firmes na cobrança de ações concretas para que a vida dos trabalhadores dos Correios seja preservada.