SINTECT-SP marca presença no lançamento de livro que propõe nova abordagem para a segurança pública
Notícia publicada dia 25/04/2025 12:59
Tamanho da fonte:
O Secretário-geral Ricardo Adriane (NegoPeixe) participou do evento ao lado do diretor Júlio César e do advogado Elias Orlando, e assina um dos artigos na obra publicada pela ADJC.

O SINTECT-SP esteve presente no lançamento do livro “Segurança Pública: Integração, Inteligência e Prevenção”, realizado na noite de 23 de abril, na Escola Superior de Advocacia da OAB-SP. A publicação é resultado da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, promovida em 2024 pela Associação Nacional de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC), que também organizou o evento.
Representando o sindicato, estiveram presentes o secretário-geral Ricardo Adriane Rodrigues de Sousa — conhecido como “Negopeixe” —, o diretor Júlio César e o advogado Elias Orlando. Ricardo, que também está como Secretário de Assuntos Raciais da FINDECT, contribuiu com um artigo publicado na Parte III da obra, dedicada às intervenções especiais de representantes das entidades parceiras da conferência.
A coletânea reúne artigos de importantes nomes do campo jurídico, acadêmico e da gestão pública, como Luiz Eduardo Soares, Pierpaolo Bottini, Lilian Cintra e Renato Sérgio de Lima. O livro conta ainda com prefácio do ex-ministro da Justiça Tarso Genro e apresentação assinada por Aldo Arantes. A obra propõe um debate qualificado e multidisciplinar sobre as possibilidades de uma segurança pública voltada à integração social, à prevenção da violência e à valorização da cidadania.
Durante o evento, o advogado Elias Orlando elogiou a participação de Ricardo Adriane na publicação:
“A contribuição de Ricardo é um exemplo claro de como o movimento sindical pode contribuir com a formulação de políticas públicas a partir de uma perspectiva popular e comprometida com a justiça social. Seu texto é potente, lúcido e absolutamente necessário.”
Na mesma linha, o diretor Júlio César ressaltou o orgulho da diretoria do sindicato com a contribuição de Ricardo:
“Ricardo é uma liderança que se destaca não só pela atuação sindical, mas pelo compromisso com os direitos do povo negro e das periferias. Sua contribuição é uma ferramenta poderosa na luta por uma segurança pública democrática e antirracista.”
O presidente do SINTECT-SP, Elias Diviza, também fez questão de parabenizar o dirigente:
“A presença de Ricardo nesse livro é motivo de orgulho para toda a categoria. Ele representa o trabalhador dos Correios que, além de lutar por condições dignas de trabalho, também pensa e propõe soluções para os grandes desafios do país. Parabéns pela contribuição essencial.”
O lançamento do livro foi organizado por André Lozano, José Carlos Pires e Márvia Scárdua, que destacaram o papel da publicação como instrumento de reflexão e formulação de políticas públicas eficazes, humanizadas e integradas. A presença ativa do SINTECT-SP nesse espaço reforça o compromisso do sindicato com a luta por uma sociedade mais justa, com segurança pública a serviço da cidadania e dos direitos humanos.